Piloto da Semana: MotoGP – Etapa do Japão – 19/10/2016

quarta-feira, 19 de outubro de 2016 às 16:59
Marc Márquez

Marc Márquez

Nome: Marc Márquez. Nascimento: 17 de fevereiro de 1993, em Cervera, Lleida (Espanha). Equipe: Repsol Honda (Moto GP). Títulos: Campeão das 125cc (2010); Campeão da Moto 2 (2012); Três vezes campeão da MotoGP (2013, 2014 e 2016).

Marc Márquez confirmou neste domingo, com três etapas de antecipação, o título da MotoGP, seu terceiro em quatro anos na categoria rainha do Mundial de Motovelocidade. Ele venceu a 15ª das 18 corridas em Motegi, Japão, sua quinta vitória em 2016.

O piloto da Honda venceu de forma incontestável, mas contou com a sorte. Seus dois maiores rivais, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, caíram de suas motos, respectivamente na oitava volta (curva 10) e restando cinco para o final (curva 9).

Márquez tinha vantagem de 52 pontos antes de chegar ao Japão e agora está 77 na frente de Rossi, com 75 em disputa. O espanhol liderou na primeira curva, mas Lorenzo logo o passou. Após duelo com Rossi, a Honda passou a Yamaha do campeão de 2015 na curva 9, na quarta volta.

Rossi tomou o segundo lugar de Lorenzo na curva 9, mas foi ao chão pouco tempo depois. Isso parecia dar contornos definitivos à corrida, com Márquez tranquilo na frente e Lorenzo em segundo, mas a queda da Yamaha no final mudou o panorama.

Andrea Dovizioso (Ducati) herdou a segunda posição. As Suzukis ficaram na sequência, com Maverick Viñales tendo passado Aleix Espargaró nas voltas finais.

A estreia de Márquez no Mundial de Motovelocidade em 2008, uma temporada encurtada devido à lesão. Em 2009 conquistou um único pódio a caminho do oitavo posto da geral, antes de mostrar todo o seu talento em 2010 com incríveis dez vitórias a partir de 12 pole positions, a caminho da conquista do campeonato de 125cc. Passando para a Moto2 em 2011, foi de cara vice-campeão, com sete triunfos. No ano seguinte, com nove vitórias, obteve o título, igualmente com uma moto Suter.

Márquez passou para a MotoGP com a Repsol Honda em 2013, encarando o desafio de substituir Casey Stoner, fazendo dupla com Dani Pedrosa. Com impressionantes 16 pódios nas 18 corridas da temporada, seis vitórias e nove poles, tornou-se o mais jovem campeão da história na última etapa em Valencia. No ano seguinte, a performance foi avassaladora: 13 vitórias e 13 poles, e o bicampeonato confirmado com antecedência.

2015 foi um ano difícil para o jovem espanhol, que sofreu com quedas e a competitividade da moto rival, a Yamaha. Foi terceiro no campeonato, com cinco vitórias e oito pole positions. Neste ano, veio a maturidade, cinco vitórias (Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Aragón/Espanha e Japão), 11 pódios em 15 corridas e o terceiro título com três provas de antecipação. Por issoele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Marc Márquez (Moto GP) obteve a vitória entre os internautas com 41% dos votos.Nicolas Costa (GT Italiano-campeão 2016)) ficou na segunda posição com 11% dos votos.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.