Piloto da Semana: MotoGP – Etapa da Itália – 25/05/2016

quarta-feira, 25 de maio de 2016 às 17:04
Jorge Lorenzo

Jorge Lorenzo

Nome: Jorge Lorenzo. Nascimento: 4 de maio de 1987, em Palma de Mallorca (Espanha). Equipe: Yamaha Factory Racing (Moto GP). Títulos: Bicampeão das 250cc (2006/2007); Três vezes campeão da Moto GP (2010, 2012 e 2015).

Jorge Lorenzo (Yamaha) triunfou em um final épico da MotoGP em Mugello, palco da sexta etapa de 2016. Foi a terceira vitória na temporada do piloto espanhol, líder do campeonato com 10 pontos de vantagem sobre Marc Márquez (Honda).

Lorenzo derrotou o rival apenas na linha de chegada, cruzando 0s019 na frente. Márquez havia feito duas tentativas infrutíferas de ultrapassagem, restando quatro e duas voltas respectivamente. Mas, no começo da última, conseguiu tomar a ponta e se manter na frente.

O atual campeão não desistiu, foi para cima, levou um “X”, mas contornou a curva final em último. Quando tudo parecia decidido, Lorenzo acelerou na reta e conseguiu passar Márquez antes da linha de chegada.

O duelo no início da prova era com Valentino Rossi. Lorenzo assumiu a liderança na largada, seu companheiro de equipe tentou passá-lo no começo da segunda volta mas tomou o troco. Rossi sempre se manteve colado, mas na nona volta seu motor Yamaha estourou, como já havia acontecido com o espanhol no warm up.

Com isso, quem cresceu foi Márquez, que era quarto na primeira volta, logo passou para terceiro e se posicionou nas voltas finais. Seu companheiro de Honda, Dani Pedrosa, consegui passar as duas Ducatis faltando respectivamente cinco e três voltas para o final, mas Andrea Iannone conseguiu retomar o terceiro posto.

Andrea Dovizioso andou por um bom tempo em terceiro. Mas Iannone veio com mais ímpeto nas voltas finais e conseguiu passá-lo restando sete voltas: Dovi tentou o troco duas vezes, mas na última acabou superado também por Pedrosa. Acabou em quinto, seguido por Maverick Viñales (Suzuki), que se recuperou de má largada.

Jorge Lorenzo apresenta números impressionantes no Mundial de Motovelocidade. Começou nas 125cc em 2002, obtendo quatro vitórias em três temporadas. Começou nas 250cc em 2005, e foi bicampeão nas duas temporadas seguintes, com oito vitórias em um ano e nove no outro. Estreou na MotoGP em 2008, vencendo uma corrida em Portugal. No campeonato seguinte ganhou mais quatro e já foi vice-campeão, atrás do companheiro de equipe e astro da época, Valentino Rossi.

Em 2010 veio o título com nove vitórias, um desempenho incontestável. Em 2011 não conseguiu fazer frente ao poderio da Honda, ganhou apenas três vezes. Em 2012, em um campeonato mais equilibrado, voltou a triunfar, com seis vitórias em GPs. Em 2013, foi vice-campeão com oito vitórias, disputando até a última etapa com a Honda de Marc Márquez: foi o maior vencedor de corridas do ano.

Em 2014 teve um ano difícil, com duas vitórias apenas e bem longe da briga pelo título. Tudo mudou em 2015, com sete vitórias e o título conquistado na última etapa após duelo ponto a ponto com Valentino Rossi. Neste ano, já são mais três vitórias e a liderança do campeonato, rumo quem sabe a um quarto título antes da mudança para a Ducati. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Jorge Lorenzo (Moto GP) obteve a vitória entre os internautas com 36% dos votos. Lucas di Grassi(Fórmula E) ficou na segunda posição com 18%.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.