Piloto da Semana: Lewis Hamilton – GP de Cingapura – 24/09/2014

quarta-feira, 24 de setembro de 2014 às 14:36

Lewis Hamilton

Nome: Lewis Hamilton. Nascimento: 7 de janeiro de 1985, em Stevenage (Inglaterra). Equipe: Mercedes GP (Fórmula 1). Títulos: Multicampeão no Kart (entre 1996 e 2000); Campeão britânico de Fórmula Renault (2003); Campeão europeu de Fórmula 3 (2005); Campeão da GP2 (2006); Campeão da F1 (2008).

Lewis Hamilton assumiu a liderança do campeonato mundial de Fórmula 1 após dominar o GP de Cingapura, enquanto seu rival e companheiro de equipe na Mercedes, Nico Rosberg, abandonou com problemas técnicos. Rosberg estava 22 pontos à frente de Hamilton antes da 14ª etapa da temporada, mas agora está três pontos atrás de seu rival depois de uma corrida desastrosa.

Os problemas de Rosberg começaram antes da largada, quando sua equipe descobriu uma falha no W05 e foi forçada a trocar seu volante. O alemão então teve de largar dos boxes quando não conseguiu sair do grid na volta de formação. Largando na pole, Hamilton assumiu imediatamente a liderança, perseguido pela Red Bull de Sebastian Vettel (que passou o companheiro Daniel Ricciardo na curva 1) e pela Ferrari de Fernando Alonso, enquanto os problemas técnicos de Rosberg continuaram.

O alemão progrediu pouco durante o primeiro trecho, não conseguindo sequer ultrapassar a Caterham de Marcus Ericsson enquanto enfrentava problemas que afetavam seu DRS, sistemas de recuperação de energia e caixa de câmbio, e eventualmente abandonou em seu primeiro pit-stop na volta 13. Com seu principal rival fora da prova, Hamilton parecia destinado a vencer com facilidade, mas sua superioridade ficou ameaçada quanto o safety car entrou devido aos destroços deixados pela quebra da asa dianteira da Force India de Sergio Perez na metade do evento.

A Mercedes decidiu manter Hamilton (que ainda não havia utilizado o composto macio) na pista, o que exigiria uma parada em condições de corrida, então o britânico começou a fazer voltas rápidas após a relargada na volta 38 a fim de abrir uma diferença grande o suficiente para voltar ainda na liderança. Entretanto, as Red Bulls de Vettel e Ricciardo estavam tentando fazer seu primeiro jogo de pneus macios resistir até o final, aliviando a pressão sobre o líder.

Hamilton abriu mais de 25s sobre Vettel antes de fazer seu pit-stop final a nove voltas da bandeirada, mas não foi suficiente para mantê-lo na frente. O piloto da Mercedes segurou Ricciardo antes da curva 3 enquanto Vettel assumia a liderança, mas com pneus bem mais novos, Hamilton retomou a posição e seguiu tranquilo para vencer com 13.5s de vantagem.

Campeão da Fórmula 1 em seu segundo ano, na ocasião o mais jovem da história na categoria. Esse feito foi alcançado pelo inglês Lewis Hamilton. Após uma grande temporada de estreia pela McLaren em 2007, com quatro vitórias (Canadá, Estados Unidos, Hungria e Japão) e o vice-campeonato, Hamilton corrigiu a “injustiça” do ano anterior, quando perdeu o título tendo 17 pontos de vantagem para o segundo colocado, restando duas provas para o final.

Em 2008, o inglês teve cinco vitórias (Austrália, Mônaco, Inglaterra, Alemanha e China), e só não conquistou mais uma devido a uma punição discutível na Bélgica. Uma temporada fantástica, engrandecida pelo desafio imposto pela Ferrari e pelo brasileiro Felipe Massa, em uma questão decidida apenas nas curvas finais da última etapa em Interlagos. Em 2009, a McLaren só reagiu na segunda metade da temporada, tempo suficiente para que Lewis vencesse dois GPs: Hungria e Cingapura.

Em 2010, com um carro melhor, ele encarou o poderio da Red Bull e chegou a liderar o campeonato, com três vitórias (Turquia, Canadá e Bélgica). No ano seguinte, em um ano conturbado, conseguiu ao menos outros três triunfos (China, Alemanha e Abu Dhabi). Em 2012, mais três vitórias (Canadá, Hungria e Itália), mas o título não veio devido a muitas quebras do carro da McLaren.

Após seis anos na McLaren, Lewis Hamilton decidiu mudar de ares e está na Mercedes desde 2013. Decisão que tem se mostrado acertada: obteve quatro pole positions e uma vitória (no GP da Hungria) em seu primeiro ano, e no segundo já desponta como forte candidato ao título, ao obter seis poles e sete vitórias nas 14 etapas iniciais: Malásia, Bahrain, China, Espanha, Inglaterra, Itália e Cingapura. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Lewis Hamilton (F1) obteve a vitória entre os internautas com 47% dos votos. Pietro Fittipaldi (F-Renault) ficou na segunda posição com 26% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.