Piloto da Semana: Lewis Hamilton – GP da China – 24/04/2014

quinta-feira, 24 de abril de 2014 às 16:01

Lewis Hamilton

Nome: Lewis Hamilton. Nascimento: 7 de janeiro de 1985, em Stevenage (Inglaterra). Equipe: Mercedes GP (Fórmula 1). Títulos: Multicampeão no Kart (entre 1996 e 2000); Campeão britânico de Fórmula Renault (2003); Campeão europeu de Fórmula 3 (2005); Campeão da GP2 (2006); Campeão da F1 (2008).

Lewis Hamilton conquistou uma terceira vitória consecutiva pela primeira vez em sua carreira na Fórmula 1 e reduziu a diferença para o líder do campeonato, Nico Rosberg, no GP da China.

Hamilton dominou a corrida depois de largar na pole position, enquanto Rosberg, seu companheiro de equipe na Mercedes, teve de se recuperar de uma largada ruim. O alemão largou em quarto, atrás das duas Red Bulls, mas caiu para sétimo e teve sorte ao sair ileso da primeira curva após um toque com a Williams de Valtteri Bottas.

A Mercedes perdeu a leitura da telemetria do carro de Rosberg antes da largada, mas conseguiu gerenciar sua prova sem isso. Rosberg ultrapassou Nico Hulkenberg (Force India) e Felipe Massa (Williams) no início, antes de superar Daniel Ricciardo (Red Bull) na primeira rodada de pit-stops.

Quando ficou claro que Rosberg não precisava se preocupar com o consumo de combustível em seu segundo trecho, ele se aproximou e passou Sebastian Vettel (Red Bull), subindo para terceiro.

Vettel perdeu rendimento com seu segundo jogo de pneus e caiu nas garras do companheiro Ricciardo, também se recuperando de uma má largada na primeira fila do grid. Vettel recusou uma ordem de sua equipe para deixar Ricciardo passar, mas o australiano levou a melhor no duelo de qualquer maneira quando Vettel entrou forte demais na curva 1.

Eles eventualmente terminaram em quarto e quinto, atrás de Fernando Alonso, que sobreviveu a um toque com seu ex-companheiro Felipe Massa na largada para garantir o primeiro pódio da Ferrari na temporada. Alonso subiu para terceiro com uma ótima largada e deixou Vettel para trás ao fazer sua primeira parada antes da Red Bull.

Porém, a melhoria da Ferrari não foi suficiente para impedir a Mercedes de conquistar sua terceira dobradinha em 2014, então Alonso teve de se contentar com o último degrau do pódio quando Rosberg passou tranquilamente na reta oposta a 14 voltas do final.

Campeão da Fórmula 1 em seu segundo ano, na ocasião o mais jovem da história na categoria. Esse feito foi alcançado pelo inglês Lewis Hamilton. Após uma grande temporada de estreia pela McLaren em 2007, com quatro vitórias (Canadá, Estados Unidos, Hungria e Japão) e o vice-campeonato, Hamilton corrigiu a “injustiça” do ano anterior, quando perdeu o título tendo 17 pontos de vantagem para o segundo colocado, restando duas provas para o final.

Em 2008, o inglês teve cinco vitórias (Austrália, Mônaco, Inglaterra, Alemanha e China), e só não conquistou mais uma devido a uma punição discutível na Bélgica. Uma temporada fantástica, engrandecida pelo desafio imposto pela Ferrari e pelo brasileiro Felipe Massa, em uma questão decidida apenas nas curvas finais da última etapa em Interlagos. Em 2009, a McLaren só reagiu na segunda metade da temporada, tempo suficiente para que Lewis vencesse dois GPs: Hungria e Cingapura.

Em 2010, com um carro melhor, ele encarou o poderio da Red Bull e chegou a liderar o campeonato, com três vitórias (Turquia, Canadá e Bélgica). No ano seguinte, em um ano conturbado, conseguiu ao menos outros três triunfos (China, Alemanha e Abu Dhabi). Em 2012, mais três vitórias (Canadá, Hungria e Itália), mas o título não veio devido a muitas quebras do carro da McLaren.

Após seis anos na McLaren, Lewis Hamilton decidiu mudar de ares e está na Mercedes desde 2013. Decisão que tem se mostrado acertada: obteve quatro pole positions e uma vitória (no GP da Hungria) em seu primeiro ano, e no segundo já desponta como grande candidato ao título, ao obter três poles e três vitórias nas três etapas iniciais, na Austrália, na Malásia, no Bahrain e na China. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Lewis Hamilton (F1) obteve a vitória entre os internautas com 50% dos votos. Fernando Alonso (F1) ficou na segunda posição com 27% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.