Piloto da Semana: Kevin Harvick – NASCAR – Etapa de Homestead – 19/11/2014

quarta-feira, 19 de novembro de 2014 às 12:54

Kevin Harvick

Nome: Kevin Michael Harvick. Nascimento: 8 de dezembro de 1975, em Bakersfield, California (EUA). Equipe: Stewart-Haas Racing/Chevrolet (NASCAR). Títulos:  Duas vezes campeão da NASCAR Nationwide Series (2001 e 2006); Campeão da NASCAR Sprint Cup (2014).

Kevin Harvick finalmente é campeão da NASCAR Sprint Cup! O piloto da Stewart-Haas não foi o que mais pontuou em 2014, apesar de ter vencido cinco provas, mas foi beneficiado pelo novo formato eliminatório do Chase, que rendeu quatro pilotos na disputa pelo título: quem chegasse na frente na última etapa ganhava.

Harvick se deu melhor no Homestead-Miami Speedway devido à decisão de ter parado nos boxes em uma das últimas bandeiras amarelas da prova, a menos de 20 voltas do final. Ele colocou quatro pneus novos, assim como Joey Logano, mas o piloto da Penske teve um problema em seu pit e caiu muito na tabela: cruzou apenas em 16º.

Denny Hamlin liderava a prova na ocasião, disputando com Jeff Gordon, e optou por não parar. O piloto da Joe Gibbs pagou caro por isso, pois perdeu rendimento nas voltas finais e foi ultrapassado por Harvick restando sete delas. Liderou 50 voltas, esteve sempre na briga entre os quatro primeiros, mas acabou em sétimo.

Ryan Newman, o único dos quatro pilotos que em nenhum momento estava se tornando campeão, e quem largava mais atrás no grid (21º), foi justamente quem mais ameaçou Harvick antes da bandeirada. O piloto da Richard Childress chegou a andar lado a lado do rival após a última relargada, a três voltas do final, mas ficou mesmo em segundo.

Gordon fez um pit stop nas voltas finais e terminou em décimo após ter liderado 161 das 267 voltas da “Ford EcoBoost 400″, tendo dominando amplamente na primeira metade. Brad Keselowski também se intrometeu entre os líderes nas voltas finais e foi terceiro.

Kevin Harvick estreou na divisão principal da NASCAR em 2001, com uma missão muito difícil: substituiu na segunda etapa daquele ano o “Intimidador” Dale Earnhardt, morto nas 500 Milhas de Daytona, na Richard Childress Racing, equipe que defendeu até o final do ano passado. Seus melhores resultados em campeonatos foram três terceiros lugares, em 2010, 2011 e 2013, e dois quartos em 2006 e 2008. Foram 23 vitórias por esta equipe, a primeira delas em Atlanta 2001 e a última em Phoenix 2013.

Em 2014 Harvick desde o começo se posicionou como candidato ao título. Venceu cinco etapas (Phoenix, Darlington, Charlotte, Phoenix e Homestead), sendo as duas últimas do campeonato de forma consecutiva. Foram oito pole positions em 36 etapas, 14 posicionamentos entre os cinco melhores e 20 no top ten. Não se pode dizer que o título, que já vinha batendo na trave há algum tempo, não foi justo. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Kevin Harvick (NASCAR) obteve a vitória entre os internautas com 41% dos votos. Allam Khodair (Stock Car) ficou na segunda posição com 19% dos votos.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.