Piloto da Semana: Hélio Castroneves – GP do Texas – 12/06/2013

quarta-feira, 12 de junho de 2013 às 14:43

Hélio Castroneves

Nome: Hélio Castroneves. Nascimento: 10 de maio de 1975, em Ribeirão Preto, São Paulo (Brasil). Equipe: Team Penske (Formula Indy). Títulos: Campeão Brasileiro de Kart (1989); Três vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis (2001, 2002 e 2009).

Helio Castroneves venceu nesta noite de sábado (08/06), em Fort Worth (TX), a oitava etapa do IZOD IndyCar Series no Texas Motor Speedway e assumiu isoladamente a liderança do campeonato. O piloto do Team Penske tem agora 259 pontos e uma vantagem de 22 sobre Marco Andretti, até então empatado com o brasileiro no topo da pontuação. Essa foi a quarta vitória de Castroneves neste oval de 1,5 milha. As anteriores foram em 2004, 2006 e 2009.
Após conquistar o 6º posto no Qualifying da sexta-feira, Castroneves se manteve no bloco dianteiro desde o início das 228 voltas, aliando velocidade com uma condução que lhe permitiu preservar o equipamento e fazer três paradas para reabastecimento e troca de pneus. Seus principais adversários ao título adotaram estratégias diferentes e fizeram quatro pit stops.

A performance constante de Castroneves resultou numa jornada ascendente por posições desde a largada, até culminar com a liderança a partir da 97ª volta, sem mais perdê-la. Foram exatamente 132 voltas no 1º posto, o que lhe valeu também a bonificação pelo maior número de voltas lideradas.

“Todos nós do AAA Chevrolet #3 estamos muito honrados pelo trabalho que conseguimos fazer hoje aqui no Texas e eu não poderia estar mais feliz. Essa vitória é muito importante para o campeonato e prova disso é que agora não só me mantenho na liderança, mas com uma vantagem de pontos que pode ser decisiva na decisão do tíluto”, disse Castroneves, que ratificou a sua condição de brasileiro com o maior número de vitórias na Indy, agora com 28.

“Sou o sétimo vencedor em oitro provas até aqui e isso mostra como a Indy está competitiva. Então, o negócio é continuar trabalhando duro para melhorar o nosso desempenho ainda mais, pois não tenho dúvidas de que a galera virá babando pra cima da gente a partir de agora”, previu o piloto.

Castroneves estreou na antiga CART em 1998, após ser vice-campeão na Indy Lights no ano anterior, correndo pela equipe Bettenhausen. Passou para a Hogan em 1999, e desde o ano 2000 está na Penske, a equipe mais tradicional do automobilismo norte-americano. A primeira de suas 28 vitórias aconteceu em Detroit, em 2000. Pela CART venceu seis vezes entre os anos de 2000 e 2001.

Seu primeiro triunfo nas 500 Milhas de Indianápolis se deu em 2001. No ano seguinte, a Penske e seus pilotos foram de mala e cuia para a Indy Racing League, então categoria rival da CART na época da “desunião” da Indy, que acabou em 2008. Faturou mais duas vezes a mais famosa prova do automobilismo mundial, em 2002 e 2009, algo até mais importante do que vencer os campeonatos nos Estados Unidos.

Hélio sempre foi um piloto de ponta na Formula Indy: disputou títulos, foi vice-campeão em duas oportunidades (2002 e 2008). Só está faltando o título. Quem sabe ele não chega em 2013? Já está na liderança do campeonato, que se encaminha para a sua metade. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Hélio Castroneves (Indy) obteve a vitória entre os internautas com 33% dos votos. Sebastian Vettel (F1) ficou na segunda posição com 27% dos votos.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.