Piloto da Semana: GP da Inglaterra – 08/07/2015

quarta-feira, 8 de julho de 2015 às 16:46
f1-massa-bottas-sil-2015

Massa, Bottas e Rosberg em Silverstone 2015

Nome: Felipe Massa. Nascimento: 25 de abril de 1981, em São Paulo (SP). Equipe: Williams-Mercedes (Fórmula 1). Títulos: Campeão da Fórmula Chevrolet Brasileira (1999); Campeão da Fórmula Renault Italiana (2000); Campeão da Fórmula Renault Europeia (2000); Campeão da Fórmula 3000 Euro-Series (2001).

Lewis Hamilton venceu o GP da Inglaterra pela terceira vez com uma pilotagem determinada em uma corrida afetada pela chuva que foi inicialmente liderada pela Williams. O atual campeão da Mercedes se recuperou de uma largada ruim, na qual ele caiu da pole position para o terceiro lugar, e depois pilotou com confiança quando a chuva caiu na segunda metade da prova, também escolhendo o momento certo para colocar os pneus intermediários.

Nico Rosberg terminou em segundo, ultrapassando Valtteri Bottas e Felipe Massa, que enfrentou dificuldades na pista molhada após liderar o primeiro trecho, para limitar seu prejuízo no campeonato, ficando agora 17 pontos atrás de Hamilton. Sebastian Vettel, da Ferrari, tirou proveito de uma troca antecipada para os intermediários e superou ambas as Williams quando a chuva se intensificou, assegurando a terceira posição.

Massa fez uma largada incrível, se espremendo entre as Mercedes para assumir a liderança na Abbey, e Bottas também se colocou à frente de Hamilton e Rosberg. Hamilton recuperou o segundo lugar com uma ultrapassagem sobre Bottas na Village, mas o safety car entrou logo na sequência depois de colisões no pelotão intermediário.

A Lotus de Romain Grosjean aparentemente se enroscou com a Red Bull de Daniel Ricciardo, o que jogou o francês contra seu companheiro Pastor Maldonado e eliminou ambos da prova. O incidente teve consequências mais atrás, com Fernando Alonso desviando e atingindo seu companheiro Jenson Button. O britânico abandonou e o espanhol precisou trocar o bico.

Na relargada, Hamilton atacou Massa na Club, mas perdeu o traçado quando a Williams se defendeu. Isso abriu a porta para Bottas assumir a segunda posição, com Hamilton precisando se defender de Rosberg. Bottas se aproximou de Massa, e apesar da equipe inicialmente ter pedido para ambos os pilotos trabalharem juntos, ela acabou permitindo que Bottas atacasse, mas o finlandês não conseguiu ultrapassar.

Hamilton foi o primeiro a parar e retornou à frente da Force India de Sergio Perez, com Massa e Rosberg entrando juntos na passagem seguinte. Massa saiu lado a lado com Rosberg e manteve seu bico à frente, mas Hamilton já havia passado. Bottas então fez seu pit-stop e voltou entre Massa e Rosberg, significando que Hamilton havia herdado o primeiro lugar – ocupando a liderança pela 18ª corrida consecutiva para quebrar o recorde de 45 anos de Jackie Stewart.

A chuva complicou as coisas mais tarde, mas deu a Rosberg a chance de passar Bottas e Massa antes de se aproximar de Hamilton. O líder então colocou os pneus intermediários no momento exato e aumentou sua vantagem sobre Rosberg, que entrou uma volta depois e precisou se contentar com a segunda colocação. A Williams perdeu rendimento com a chegada da chuva; Massa e Bottas terminaram em quarto e quinto, superados por Vettel quando a Ferrari colocou os intermediários mais cedo. Daniil Kvyat (Red Bull) foi o sexto e quase alcançou Bottas no final.

“É um resultado frustrante porque a corrida foi incrível hoje. Fiz uma largada fantástica e estávamos lutando com a Mercedes o tempo todo, e poderíamos até mesmo vencer a corrida se tivesse permanecido seco, o que seria ótimo para ver. Foi uma pena perder posições na chuva. Esperamos uma volta a mais na segunda parada, o que nos fez perder a oportunidade de estar no pódio. Esta chuva também destacou a fraqueza do carro em piso molhado”, comentou Massa.

Após um período bem-sucedido nas categorias de base, com vários títulos, Felipe Massa estreou na F1 em 2002, pela Sauber. No ano seguinte perdeu sua vaga e atuou apenas como piloto de testes da Ferrari, escuderia que o “acolheu” e o recolocou na equipe suíça em 2004 e 2005. Seu melhor resultado foram quartos lugares.

Sua carreira na categoria máxima deu um salto em 2006, quando foi efetivado na Ferrari como companheiro de equipe de Michael Schumacher. Venceu pela primeira vez na Turquia e encerrou o ano com chave-de-ouro ao vencer diante da torcida em Interlagos. No ano seguinte, tendo Kimi Raikkonen como companheiro, disputou o título até certo ponto, venceu três provas (Bahrain, Espanha e Turquia), mas no final precisou ajudar o finlandês a ser campeão.

2008 foi o melhor ano do brasileiro na F1. Foram seis vitórias (Bahrain, Turquia, França, Europa, Bélgica e Brasil), algumas outras perdidas por bobeira como em Cingapura, mas disputou o título com a McLaren de Lewis Hamilton até a última curva em Interlagos. Acabou vice-campeão. No ano seguinte, a Ferrari decaiu, e a carreira e até a vida de Felipe Massa entraram em risco em um acidente no treino para o GP da Hungria, quando uma mola do carro de Rubens Barrichello atingiu o capacete de seu compatriota.

Massa conseguiu superar o trauma e voltou em 2010, tendo agora Fernando Alonso ao seu lado. A equipe lhe “roubou” uma vitória certa na Alemanha, mas durante quatro anos, o brasileiro poucas vezes foi páreo para o piloto espanhol.

Agora, na Williams, vida nova: em 2014 houve um renascimento para as duas partes, uma pole position no GP da Áustria e três pódios. Neste ano, Massa vem sendo mais constante na primeira metade da temporada do que costumava ser, sendo presença assídua na tabela de pontuação e ocupando a sexta posição no campeonato, com um quarto lugar na Austrália, um sexto no Canadá, seu primeiro pódio na Áustria e um quarto na Inglaterra, corrida que liderou no começo. Por isso, pela terceira vez seguida, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Felipe Massa (F1) obteve a vitória entre os internautas com 50% dos votos. Lewis Hamilton (F1) ficou na segunda posição com 27% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.