Piloto da Semana: GP da Hungria – 27/07/2016

quarta-feira, 27 de julho de 2016 às 16:43
Lewis Hamilton

Lewis Hamilton

Nome: Lewis Hamilton. Nascimento: 7 de janeiro de 1985, em Stevenage (Inglaterra). Equipe: Mercedes GP (Fórmula 1). Títulos: Multicampeão no Kart (entre 1996 e 2000); Campeão britânico de Fórmula Renault (2003); Campeão europeu de Fórmula 3 (2005); Campeão da GP2 (2006); Três vezes campeão da F1 (2008, 2014 e 2015).

Lewis Hamilton conquistou sua quinta vitória no GP da Hungria e assumiu a liderança do campeonato da Fórmula 1 pela primeira vez em 2016.

Largando em segundo atrás de seu companheiro de equipe na Mercedes, Nico Rosberg, Hamilton tomou a liderança na primeira curva e controlou a corrida. Seu quinto triunfo em seis etapas lhe permitiu transformar uma desvantagem de 43 pontos em uma vantagem de seis pontos.

Rosberg teve de se contentar com a segunda posição, quase dois segundos atrás, com Daniel Ricciardo (Red Bull) conseguindo segurar Sebastian Vettel (Ferrari) no duelo pelo último degrau do pódio.

O companheiro de Ricciardo, Max Verstappen, fez o mesmo com a outra Ferrari de Kimi Raikkonen em uma batalha tão acirrada que o finlandês chegou a tocar no carro do holandês.

Os pilotos da Mercedes não fizeram largadas perfeitas e foram atacados pela dupla da Red Bull. Ricciardo chegou a colocar o bico na frente por fora, mas Hamilton controlou o ataque do australiano e de Verstappen por dentro.

Rosberg então retomou a posição de Ricciardo por fora na curva 2. A princípio, as Red Bulls acompanharam as Mercedes, com Verstappen reclamando que estava pilotando “como uma avó” atrás de Ricciardo.

No entanto, ele foi o maior prejudicado na primeira rodada de paradas, perdendo colocações para Vettel e também Raikkonen, que largou em 14º com pneus macios e fez 29 voltas em seu primeiro trecho. O período que passou atrás do finlandês tirou Verstappen da luta pelo pódio.

Pouco antes da metade da prova, a equipe alertou Hamilton para aumentar seu ritmo, caso contrário Rosberg pararia primeiro na segunda rodada de pit-stops a fim de evitar a ameaça de Ricciardo. O britânico conseguiu colocar 2.8s entre ele e o alemão.

Foi o suficiente para Hamilton ter prioridade na troca para outro jogo de macios após 41 voltas; Rosberg entrou na passagem seguinte, e ambos se mantiveram à frente de Ricciardo, que havia parado antes.

Na volta 53, Hamilton foi segurado por Esteban Gutierrez (Haas) e Rosberg colou, ficando a 0.6s. O britânico mostrou o dedo médio ao mexicano – que também recebeu uma punição de cinco segundos por ignorar as bandeiras azuis – quando finalmente conseguiu passar.

Na sequência, Hamilton abriu vantagem, mas perdeu tudo novamente depois de uma pequena travada na curva 12 na volta 62. Mesmo assim, Rosberg não conseguiu fazer uma tentativa de ultrapassagem.

Após seis anos e um título na McLaren, Lewis Hamilton decidiu mudar de ares e está na Mercedes desde 2013. Decisão que tem se mostrado acertada: obteve quatro pole positions e uma vitória (no GP da Hungria) em seu primeiro ano, e já no segundo foi campeão ao obter sete poles e 11 vitórias nas 17 etapas iniciais: Malásia, Bahrain, China, Espanha, Inglaterra, Itália, Cingapura, Japão, Rússia, Estados Unidos e Abu Dhabi.

Em 2015, o domínio foi ainda maior. Em 19 etapas, foram 11 poles e dez vitórias (Austrália, China, Bahrain, Canadá, Inglaterra, Bélgica, Itália, Japão, Rússia e Estados Unidos). O tri foi confirmado com três provas de antecipação. O ano de 2016 não começou bem, mas Lewis Hamilton já está em plena recuperação, tendo vencido as provas de Mônaco, Canadá, Áustria, Inglaterra e Hungria. Já é líder do campeonato, e a briga pelo quarto título é uma realidade. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Lewis Hamilton (F1) obteve a vitória entre os internautas com 29% dos votos. Kimi Raikkonen (F1) ficou na segunda posição com 25% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt – www.autoracing.com.br

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.