Piloto da Semana: GP da Bélgica – 27/08/2015

quinta-feira, 27 de agosto de 2015 às 17:53

Romain Grosjean

Nome: Romain Grosjean. Nascimento: 17 de abril de 1986, em Genebra, Suíça. Equipe: Lotus-Mercedes (Fórmula 1). Títulos: Campeão do Renault Speed Trophy F2000 (2003); Campeão da Formula Renault Francesa (2005); Campeão da Formula 3 Euro Series (2007); Campeão da GP2 Ásia (2008 e 2011); Campeão da Auto GP (2010); Campeão da GP2 (2011).

Lewis Hamilton bateu seu companheiro de equipe na Mercedes, Nico Rosberg, na disputa pela vitória no GP da Bélgica para ampliar sua vantagem na liderança do campeonato para 28 pontos.

O atual campeão mundial fez uma boa largada e depois segurou a Force India de Sergio Perez, que largou muito bem, na Les Combes para manter a liderança.

Rosberg caiu para quinto na largada, e apesar de se recuperar, subir para segundo e começar a reduzir a diferença em relação a Hamilton, ele não conseguiu se aproximar o suficiente para ameaçá-lo.

Sebastian Vettel, da Ferrari, estava a caminho de completar o pódio, após tentar uma estratégia de uma parada que exigiu um trecho de 29 voltas com os pneus médios, mas um estouro do traseiro direito quando restavam poucas voltas acabou com sua corrida.

Isso permitiu que Romain Grosjean, que vinha pressionando Vettel, garantisse o primeiro pódio da temporada para a Lotus – um grande impulso em meio ao futuro incerto e às batalhas legais.

Com uma carreira de grande sucesso nas categorias de base, Grosjean estreou na F1 em 2009, substituindo Nelsinho Piquet na Renault a partir do GP da Europa em Valencia. Não teve um grande desempenho e voltou para a GP2, da qual se sagrou campeão em 2011. Novamente piloto de testes da Renault, que passou a se chamar Lotus, foi efetivado como piloto principal em 2012, ao lado de Kimi Raikkonen.

No primeiro ano após a retomada, foi bastante criticado por uma pilotagem considerada agressiva e chegou a ser suspenso do GP da Itália por ter provocado um acidente na largada da Bélgica. No total, marcou 96 pontos, fez três pódios e ficou em oitavo no campeonato. Em 2013 está mais “calmo”, se envolveu em menos polêmicas e colheu os frutos: foram seis pódios em sua conta.

O ano de 2014 foi de fracos resultados para a Lotus: Grosjean obteve dois oitavos lugares como melhores resultados. Neste ano, a equipe de Enstone trocou os motores V6 turbo da Renault pelos Mercedes, e os resultados melhoraram, culminando com esta grande atuação na Bélgica. Por isso, o francês é o Piloto da Semana do Autoracing.

Romain Grosjean (F1) obteve a vitória entre os internautas com 41% dos votos. Lewis Hamilton (F1) ficou na segunda posição com 34% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.