Piloto da Semana: GP da Áustria – 24/06/2015

quarta-feira, 24 de junho de 2015 às 16:51

Felipe Massa

Nome: Felipe Massa. Nascimento: 25 de abril de 1981, em São Paulo (SP). Equipe: Williams-Mercedes (Fórmula 1). Títulos: Campeão da Fórmula Chevrolet Brasileira (1999); Campeão da Fórmula Renault Italiana (2000); Campeão da Fórmula Renault Europeia (2000); Campeão da Fórmula 3000 Euro-Series (2001).

Nico Rosberg reduziu a diferença em relação ao seu companheiro de equipe na Mercedes e líder do campeonato, Lewis Hamilton, para 10 pontos com uma vitória dominante no GP da Áustria. O alemão mergulhou por dentro de Hamilton, que largou na pole position, na curva 1 para tomar a liderança, e apesar de sofrer vibrações nos pneus nos estágios finais, ele seguiu firme para obter seu terceiro triunfo na temporada.

Felipe Massa (Williams) conseguiu seu primeiro pódio do ano em terceiro depois de Sebastian Vettel (Ferrari) sofrer um atraso em sua parada. O brasileiro largou em quarto e se manteve nessa posição até a rodada de pit stops. Nas voltas finais, precisou suar para manter a posição, já que o alemão tirou a diferença e encostou no brasileiro, que se manteve à frente após 71 voltas.

“Estou muito satisfeito com o resultado, a equipe fez um grande trabalho e foi uma corrida fantástica. Tiramos o máximo do pit stop mais lento da Ferrari e aproveitamos todas as oportunidades que apareceram para nós para chegar ao meu primeiro pódio do ano. A equipe me incentivou muito nas etapas finais da corrida e eu estava fazendo o meu melhor para manter Vettel para trás. Eu sabia que não era o momento de cometer erros e foi incrível terminar a corrida no pódio”, afirmou Massa.

Após um período bem-sucedido nas categorias de base, com vários títulos, Felipe Massa estreou na F1 em 2002, pela Sauber. No ano seguinte perdeu sua vaga e atuou apenas como piloto de testes da Ferrari, escuderia que o “acolheu” e o recolocou na equipe suíça em 2004 e 2005. Seu melhor resultado foram quartos lugares.

Sua carreira na categoria máxima deu um salto em 2006, quando foi efetivado na Ferrari como companheiro de equipe de Michael Schumacher. Venceu pela primeira vez na Turquia e encerrou o ano com chave-de-ouro ao vencer diante da torcida em Interlagos. No ano seguinte, tendo Kimi Raikkonen como companheiro, disputou o título até certo ponto, venceu três provas (Bahrain, Espanha e Turquia), mas no final precisou ajudar o finlandês a ser campeão.

2008 foi o melhor ano do brasileiro na F1. Foram seis vitórias (Bahrain, Turquia, França, Europa, Bélgica e Brasil), algumas outras perdidas por bobeira como em Cingapura, mas disputou o título com a McLaren de Lewis Hamilton até a última curva em Interlagos. Acabou vice-campeão. No ano seguinte, a Ferrari decaiu, e a carreira e até a vida de Felipe Massa entraram em risco em um acidente no treino para o GP da Hungria, quando uma mola do carro de Rubens Barrichello atingiu o capacete de seu compatriota.

Massa conseguiu superar o trauma e voltou em 2010, tendo agora Fernando Alonso ao seu lado. A equipe lhe “roubou” uma vitória certa na Alemanha, mas durante quatro anos, o brasileiro poucas vezes foi páreo para o piloto espanhol.

Agora, na Williams, vida nova: em 2014 houve um renascimento para as duas partes, uma pole position no GP da Áustria e três pódios. Neste ano, Massa vem sendo mais constante na primeira metade da temporada do que costumava ser, sendo presença assídua na tabela de pontuação e ocupando a sexta posição no campeonato, com um quarto lugar na Austrália, um sexto no Canadá e agora seu primeiro pódio na Áustria. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Felipe Massa (F1) obteve a vitória entre os internautas com 55% dos votos. Nico Rosberg (F1) ficou na segunda posição com 25% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.