Piloto da Semana: Fórmula E – Etapa de Londres – 30/06/2015

terça-feira, 30 de junho de 2015 às 19:35

Nelsinho Piquet

Nome: Nelson Ângelo Piquet. Nascimento: 25/07/85, em Heidelberg (Alemanha). Equipe: Nextev TCR (Fórmula E). Títulos: Campeão da Formula 3 Sul-Americana (2002); Campeão da Formula 3 Inglesa (2004); Campeão da Fórmula E (2015).

Nelson Piquet Jr é o primeiro campeão da história da Fórmula E.

O piloto brasiliense terminou em sétimo lugar o ePrix de Londres neste domingo (28/09), foi a 144 pontos e superou o suíço Sebastien Buemi por um ponto na tabela de classificação.

É primeira conquista de um piloto brasileiro em campeonato mundial de monoposto chancelado pela FIA desde o tricampeonato mundial de Ayrton Senna na F1 em 1991.

O capítulo final do campeonato fez jus ao dramático roteiro que foi a jornada de Nelsinho na pioneira categoria para carros elétricos. Último piloto confirmado no grid, o brasiliense entrou na Fórmula E sem sequer saber se teria como competir além da quarta etapa do calendário.

De desacreditado passou a protagonista.

Venceu duas corridas e nada menos que seis enquetes do Fan Boost, eleição no site oficial da categoria que premia os favoritos do público com uma dose extra de energia em seus carros.

A tomada de tempo deste domingo na travada pista londrina começou com pista seca. Mas pouco antes do piloto do Nextev TCR ir para suas voltas lançadas o clima da capital britânica mostrou as caras. No piso molhado, Nelsinho ficou apenas com o 16º tempo no grid.

“Sabia que seria muito difícil, largando de onde a gente estava. Combinei com a equipe de não ficarmos falando no rádio sobre o campeonato. A estratégia era concentrar na corrida e acelerar o máximo possível. Não tinha nada a perder e forcei o ritmo ao máximo”, disse logo após descer do carro #99, ainda meio atônito pela conquista.

“Cruzei a linha de chegada e não sabia se tinha sido campeão”, confessou o brasiliense.

Logo na largada, Piquet ganhou nada menos que quatro posições, avançando para 12º. Quando começou a janela para troca de carros, ele era décimo. Ficou duas voltas além dos ponteiros na pista tentando ganhar posições nos pits, mas saiu na mesma posição.

Na 20ª volta a intervenção do safety car agrupou o pelotão, permitindo a Piquet partir para as nove voltas mais importantes de sua carreira de mais de 20 anos.

Usando o Fan Boost na relargada, Nelsinho se aproximou de Oliver Turvey e superou o companheiro no Nextev TCR. Depois surpreendeu o mexicano Salvador Duran, subindo para oitavo.

Buemi então era sexto, e tentou desesperadamente superar Bruno Senna nas duas voltas finais. Mas o sobrinho de Ayrton segurou o suíço da equipe e.Dams chefiada por Alain Prost. E o primeiro título da Fórmula E acabou na sala de troféu do clã Piquet. Por isso, Nelsinho é o Piloto da Semana do Autoracing!

Nelsinho Piquet (Fórmula E) obteve a vitória entre os internautas com 46% dos votos. Valentino Rossi (Moto GP) ficou na segunda posição com 27% dos votos.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.