Piloto da Semana: Felipe Nasr – GP da Austrália – 18/03/2015

quarta-feira, 18 de março de 2015 às 12:03

Felipe Nasr

Nome: Luiz Felipe de Oliveira Nasr. Nascimento: 21 de agosto de 1992, em Brasília (DF). Equipe: Sauber (Fórmula 1). Títulos: Multicampeão no Kart (2000 a 2007); Campeão da Fórmula BMW Europa (2009); Campeão da Fórmula 3 Inglesa (2011).

Lewis Hamilton conquistou sua 34ª vitória na F1 e começou sua caminhada rumo ao tricampeonato mundial da melhor maneira possível. Quem começou muito bem também  foi o brasileiro Felipe Nasr, que conquistou um surpreendente quinto lugar em sua primeira corrida de F1, o melhor resultado da história de um brasileiro ao estrear na categoria máxima do automobilismo mundial.

Nasr largou em 11º e partiu para o ataque imediatamente, inclusive abrindo caminho “na marra” logo após a primeira curva ao se espremer entre Raikkonen – que perdeu a tangência da curva – e Maldonado, que vinha ao lado do brasileiro fazendo um “three wide” na estreita pista de Melbourne.

Não cabiam os três ali, mas foi Nasr quem se saiu melhor e Maldonado pior, quando se tocaram e o venezuelano foi para o guard rail. A partir dali Nasr fez uma corrida sensacional, atacou sempre e se defendeu com maestria de Daniel Ricciardo, que passou a corrida inteira nos calcanhares de Felipe Nasr, que não cometeu um erro sequer forçando a tocada e guiando como um veterano. Seu quinto lugar proporcionou 10 pontos para a equipe Sauber, que não marcou um único ponto em toda a temporada de 2014.

Felipe Nasr acredita que sua quinta colocação na estreia pela Sauber, no GP da Austrália, mostra que ele não merece ser rotulado como um “piloto pagante”. O estreante se recuperou de um começo difícil no fim de semana, ofuscado pelo desafio legal de Giedo van der Garde contra a Sauber, para ficar em quinto lugar na sua estreia, batendo a Red Bull de Daniel Ricciardo no processo.

Nasr, que terminou em terceiro lugar na GP2 no ano passado, acredita que seu desempenho foi uma boa resposta para aqueles que acreditam que ele “comprou” um assento no grid de 2015. “Eu acho que foi uma boa resposta mostrando os resultados na pista”, disse ele em resposta a uma pergunta que estava sendo chamado de piloto pagante.

“Eu não sei de onde essa coisa de piloto pagante veio, porque sempre tive pessoas investindo na minha carreira, minha família nunca teve o dinheiro para fazê-lo. Qual é a diferença entre ser apoiado pela Red Bull pagando pelo seu carro, e ter patrocinadores que querem estar com você? Qual é o problema de ter um patrocinador no meu carro? É estranho ver as pessoas falando sobre isso”.

O brasileiro admitiu ter ficado emocionado no final da corrida. “Foi uma sensação única, eu não podia pedir melhor”, disse ele. “Foi um sonho tornado realidade. Foram alguns anos difíceis para chegar à F1, e ver a linha de chegada foi um grande alívio”.

Felipe Nasr, após brilhar no kart, estreou nos monopostos em 2008, na Fórmula BMW. Em 2009, foi o campeão da F-BMW Europa, resultado que lhe rendeu a entrada na F-3 Inglesa, da qual se sagrou campeão em 2011.

No ano seguinte estreou na GP2, pela equipe DAMS, e em 2013 foi para a Carlin, equipe pela qual obteve quatro vitórias, dez pódios, disputando o título até o final. Agora está na Fórmula 1, e começou com o pé direito. Ele é o PILOTO DA SEMANA DO AUTORACING!

Felipe Nasr (GP2) obteve a vitória entre os internautas com 71% dos votos. Lewis Hamilton (F1) ficou na segunda posição com 16%.

Texto: Adauto Silva, Eduardo Behling e Ivilmar Borba

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.