Piloto da Semana: Felipe Massa – GP do Brasil – 12/11/2014

quarta-feira, 12 de novembro de 2014 às 15:03

Felipe Massa

Nome: Felipe Massa. Nascimento: 25 de abril de 1981, em São Paulo (SP). Equipe: Williams-Mercedes (Fórmula 1). Títulos: Campeão da Fórmula Chevrolet Brasileira (1999); Campeão da Fórmula Renault Italiana (2000); Campeão da Fórmula Renault Europeia (2000); Campeão da Fórmula 3000 Euro-Series (2001).

Felipe Massa fez o público de Interlagos sorrir ao completar o pódio do GP do Brasil. O piloto da Williams superou uma punição de cinco segundos por excesso de velocidade nos boxes em seu primeiro pit-stop e o embaraço de parar acidentalmente no espaço da McLaren no último.

Valtteri Bottas estava em quarto no início, bem posicionado para tirar proveito dos erros de Massa, mas um atraso em sua primeira parada o prejudicou bastante, e ele perdeu ainda mais tempo quando Nico Hulkenberg o empurrou para fora em uma ultrapassagem no S do Senna. O finlandês terminou em 10º. Jenson Button, da McLaren, foi o quarto, sem conseguir ameaçar seriamente a Williams. Enquanto isso, as duas Mercedes passeavam na frente, com Nico Rosberg na frente e Lewis Hamilton em segundo.

“Eu achei que a corrida foi incrível, tudo aconteceu na minha corrida de hoje”, disse Massa. “Estou muito satisfeito, mas não com o meu erro hoje. Eu tive um problema quando vim para a primeira parada, apertei o limitador, mas não funcionou. Acho que poderia ter perdido o pódio neste erro com a penalidade de cinco segundos”.

“Estava muito decepcionado por isso acontecer, então forcei ainda mais forte, mas o problema é que você não pode forçar muito já que usa muito dos pneus. Consegui cuidar dos pneus e conseguimos ter um bom ritmo de imediato”, prosseguiu ele.

“Eles mudaram nossos boxes nesta corrida, e estávamos muito mais no meio”, disse ele. “E a McLaren, com cor parecida, estava lá, eu pensei que era nosso box. Então, perdi muito tempo com isso, mas depois estava forçando mais uma vez, administrando os pneus e abrindo novamente em comparação com Jenson Button. Foi realmente uma corrida fantástica. As pessoas ainda estão aqui, gritando, toda esta energia é difícil de explicar. Incrível”, concluiu o brasileiro.

Após um período bem-sucedido nas categorias de base, com vários títulos, Felipe Massa estreou na F1 em 2002, pela Sauber. No ano seguinte perdeu sua vaga e atuou apenas como piloto de testes da Ferrari, escuderia que o “acolheu” e o recolocou na equipe suíça em 2004 e 2005. Seu melhor resultado foram quartos lugares.

Sua carreira na categoria máxima deu um salto em 2006, quando foi efetivado na Ferrari como companheiro de equipe de Michael Schumacher. Venceu pela primeira vez na Turquia e encerrou o ano com chave-de-ouro ao vencer diante da torcida em Interlagos. No ano seguinte, tendo Kimi Raikkonen como companheiro, disputou o título até certo ponto, venceu três provas (Bahrain, Espanha e Turquia), mas no final precisou ajudar o finlandês a ser campeão.

2008 foi o melhor ano do brasileiro na F1. Foram seis vitórias (Bahrain, Turquia, França, Europa, Bélgica e Brasil), algumas outras perdidas por bobeira como em Cingapura, mas disputou o título com a McLaren de Lewis Hamilton até a última curva em Interlagos. Acabou vice-campeão. No ano seguinte, a Ferrari decaiu, e a carreira e até a vida de Felipe Massa entraram em risco em um acidente no treino para o GP da Hungria, quando uma mola do carro de Rubens Barrichello atingiu o capacete de seu compatriota.

Massa conseguiu superar o trauma e voltou em 2010, tendo agora Fernando Alonso ao seu lado. A equipe lhe “roubou” uma vitória certa na Alemanha, mas durante quatro anos, o brasileiro poucas vezes foi páreo para o piloto espanhol. Agora, na Williams, vida nova, um renascimento para as duas partes, uma pole position no GP da Áustria, um primeiro pódio na Itália e outro incontestável no Brasil, diante de sua torcida. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Felipe Massa (F1) obteve a vitória entre os internautas com 33% dos votos. Nico Rosberg (F1) ficou na segunda posição com 21% dos votos.

Texto: Eduardo Behling, Leandro Schmidt e Ivilmar Borba

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.