Piloto da Semana: Felipe Massa – GP da Itália – 10/09/2014

quarta-feira, 10 de setembro de 2014 às 16:35

Felipe Massa

Nome: Felipe Massa. Nascimento: 25 de abril de 1981, em São Paulo (SP). Equipe: Williams-Mercedes (Fórmula 1). Títulos: Campeão da Fórmula Chevrolet Brasileira (1999); Campeão da Fórmula Renault Italiana (2000); Campeão da Fórmula Renault Europeia (2000); Campeão da Fórmula 3000 Euro-Series (2001).

Felipe Massa elogiou sua equipe Williams por fazer um “trabalho perfeito” em todo o GP da Itália. Com a dupla da Mercedes partindo para outra dobradinha, o brasileiro ficou fora de problemas para obter seu primeiro pódio da temporada, enquanto seu companheiro de equipe Valtteri Bottas se recuperou de um mau início para terminar em quarto.

“Foi um grande dia para nós, uma grande corrida, uma grande largada e o ritmo era muito bom, mesmo que não fosse o suficiente para lutar contra as Mercedes”, disse Massa. “A equipe fez um trabalho perfeito. Estou muito feliz por estar no pódio. Perdemos durante a temporada, por isso é especial estar no pódio aqui”.

Com a elevada pontuação em Monza, a Williams passou à frente de Ferrari no Mundial de Construtores: está em terceiro. “É muito positivo termos passado a Ferrari”, acrescentou o brasileiro. “É incrível ver como a Williams estava no ano passado e agora estamos lutando com as grandes. Vamos continuar lutando até a última corrida, espero que possamos chegar em terceiro”.

Lewis Hamilton superou uma largada ruim para bater seu rival Nico Rosberg na disputa pela vitória no GP da Itália e reduzir sua desvantagem na batalha do campeonato. Rosberg assumiu a liderança na largada, enquanto Hamilton caiu para quarto, atrás da Williams de Felipe Massa e da McLaren de Kevin Magnussen.

Ele aproveitou a ultrapassagem de Massa sobre Magnussen na segunda chicane na quinta volta para assumir a terceira posição antes da primeira Lesmo, e depois passou o brasileiro por fora na primeira chicane na volta 10. Massa completou uma prova solitária em terceiro, assegurando seu primeiro pódio desde o GP da Espanha de 2013.

Após um período bem-sucedido nas categorias de base, com vários títulos, Felipe Massa estreou na F1 em 2002, pela Sauber. No ano seguinte perdeu sua vaga e atuou apenas como piloto de testes da Ferrari, escuderia que o “acolheu” e o recolocou na equipe suíça em 2004 e 2005. Seu melhor resultado foram quartos lugares.

Sua carreira na categoria máxima deu um salto em 2006, quando foi efetivado na Ferrari como companheiro de equipe de Michael Schumacher. Venceu pela primeira vez na Turquia e encerrou o ano com chave-de-ouro ao vencer diante da torcida em Interlagos. No ano seguinte, tendo Kimi Raikkonen como companheiro, disputou o título até certo ponto, venceu três provas (Bahrain, Espanha e Turquia), mas no final precisou ajudar o finlandês a ser campeão.

2008 foi o melhor ano do brasileiro na F1. Foram seis vitórias (Bahrain, Turquia, França, Europa, Bélgica e Brasil), algumas outras perdidas por bobeira como em Cingapura, mas disputou o título com a McLaren de Lewis Hamilton até a última curva em Interlagos. Acabou vice-campeão. No ano seguinte, a Ferrari decaiu, e a carreira e até a vida de Felipe Massa entraram em risco em um acidente no treino para o GP da Hungria, quando uma mola do carro de Rubens Barrichello atingiu o capacete de seu compatriota.

Massa conseguiu superar o trauma e voltou em 2010, tendo agora Fernando Alonso ao seu lado. A equipe lhe “roubou” uma vitória certa na Alemanha, mas durante quatro anos, o brasileiro poucas vezes foi páreo para o piloto espanhol. Agora, na Williams, vida nova, um renascimento para as duas partes, uma pole position no GP da Áustria, e agora um pódio na Itália. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing.

Felipe Massa (F1) obteve a vitória entre os internautas com 37% dos votos. Lewis Hamilton (F1) ficou na segunda posição com 31% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.