Piloto da Semana: Augusto Farfus – GP de Oschersleben – 18/09/2013

quarta-feira, 18 de setembro de 2013 às 13:46

Augusto Farfus

Nome: Augusto Farfus Júnior. Nascimento: 3 de setembro de 1983, em Curitiba (Paraná). Equipe: RBM BMW (DTM). Títulos: Multicampeão de Kart no Paraná e em São Paulo(1992 a 1997); Campeão da Winter Cup de Kart na Itália (1999); Campeão da F-Renault Eurocup (2001); Campeão da F-3000 Europeia (2003).

Oschersleben é definitivamente uma pista especial para Augusto Farfus. Após uma sequência de duas corridas no pódio (Moscou e Nürburgring), o circuito alemão foi palco da terceira vitória do brasileiro no DTM neste domingo (15) – a segunda neste ano. Correndo no WTCC, Augusto já havia triunfado no Motorsport Arena em outras ocasiões. Largando da primeira fila, o piloto da BMW liderou a prova praticamente de ponta a ponta – perdendo a primeira posição somente durante os pit stops -, e com o resultado subiu de quinto para a vice-liderança do campeonato.

Após garantir o 3º lugar na classificação, realizada no sábado, o brasileiro herdou uma posição no grid após o pole position Bruno Spengler ser penalizado. Em uma pista conhecida por ter poucos pontos de ultrapassagem, a posição de largada acabou sendo muito favorável para Farfus, que superou Jamie Green assim que as luzes se apagaram, assumindo a liderança da corrida.

Augusto aproveitou os pneus super macios em seu primeiro stint e imprimiu ritmo forte desde o começo, fazendo sua primeira parada na volta 21. Com pneus duros, retornou à pista na 3ª posição, atrás de Jamie Green e Miguel Molina, que não haviam parado ainda. O piloto do Team RBM fez seu segundo e último pit stop na volta 28, novamente colocando os pneus duros, e voltou em sétimo lugar, mas sendo o primeiro a já ter completado as duas paradas obrigatórias.

Conforme seus adversários foram entrando para os boxes, Farfus recuperou terreno e ocupou em definitivo a primeira posição na volta 42, quando Eduardo Mortara finalmente fez seu segundo pit stop. Mesmo seguido pelo líder do campeonato, o alemão Mike Rockenfeller, o brasileiro abriu boa vantagem e recebeu a bandeirada após 51 voltas com uma diferença de mais de seis segundos para o segundo colocado. O inglês Jamie Green completou o pódio em Oschersleben.

Melhor representante da BMW, Augusto colocou a montadora bávara no alto do pódio ao superar os pilotos da Audi, que se mostrou muito forte no circuito alemão com oito carros no top-10. Faltando duas corridas para o fim da temporada 2013, o resultado também foi essencial para manter Farfus na briga pelo título. Com a vitória, o brasileiro pulou da quinta para a segunda posição na tabela e, com 91 pontos contra 124 do líder Rockenfeller, é o único com chances matemáticas de tirar o troféu das mãos do alemão da Audi.

A próxima etapa do DTM está marcada para os dias 28 e 29 de setembro em Zandvoort, na Holanda, enquanto a rodada de encerramento do campeonato acontece nos dias 19 e 20 de outubro, no tradicional circuito de Hockenheim, na Alemanha.

Augusto Farfus:

“Foi uma corrida espetacular e o ponto chave foi ultrapassar o Jamie Green na largada. Sabíamos que superar a Audi no começo seria muito importante e isso se confirmou. Tivemos um ótimo ritmo durante toda a corrida, fizemos os pit stops na hora certa e conseguimos aproveitar bem tanto os pneus super macios como os duros. É sempre muito especial vencer em um campeonato tão disputado como o DTM”.

Campeonato:

“Enquanto tivermos chances matemáticas, vamos brigar até o fim pelo título, mas dando um passo por vez. Espero um bom resultado em Zandvoort para deixar a decisão para Hockenheim. Vou encarar essas duas corridas como encarei todo o campeonato, buscando sempre o meu melhor e vamos ver o que o destino nos reserva”.

Augusto Farfus (DTM) obteve a vitória entre os internautas com 56% dos votos. Jorge Lorenzo (Moto GP) ficou na segunda posição com 22%.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.