Piloto da Semana: 29/06/2017

sexta-feira, 30 de junho de 2017 às 0:00
Valentino Rossi

Valentino Rossi

Nome: Valentino Rossi. Nascimento: 16 de fevereiro de 1979, em Urbino, Itália. Equipe: Yamaha Factory Racing (Moto GP). Títulos: Nove vezes campeão no Mundial de Motovelocidade; 125cc (1997), 250cc (1999), 500cc (2001), Moto GP (2002, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2009).

Mais uma vez Valentino Rossi e sua Yamaha YZF-M1 levaram ao delírio os fãs da motovelocidade mundial. Em um fim de semana desafiador em função de mudanças climáticas, com um misto de pista seca e chuva, Rossi não só venceu o Grande Prêmio da Holanda de MotoGP, como registrou um novo recorde difícil de ser quebrado: o dono da carreira vitoriosa mais longa dentre todas as categorias do Mundial de Velocidade. Nada menos que 20 anos e 313 dias separam a primeira da 115 vitória conquistada neste Domingo (25/06/2017).

Sob nuvens carregadas e céu escuro, Rossi largou em 4º lugar e logo ganhou uma posição, tendo a sua frente o piloto da Tech 3 Yamaha Johann Zarco e Marc Marquez, com Danilo Petrucci o precionando na retaguarda.

Com 17 voltas restando para o fim da corrida, Rossi ultrapassa Marquez na curva hum, levando a torcida ao delírio. Na volta seguinte o “The Doctor” repetiu a manobra na busca pela conquista da liderança, resultando em um toque entre ele e Zarco na curva quatro. Na disputa o italiano levou a melhor, enquanto o piloto francês perderia posições – cruzando a linha de chegada em 14º lugar –, deixando a disputa da segunda colocação para Marquez e Petrucci.

Rossi manteve um ritmo forte, abrindo mais de um segundo do 2º lugar. A oito voltas do final, tudo indicava que a vitória seria sua, contudo com o inicio da chuva, um novo capítulo – repleto de fortes emoções – se iniciaria, tornando sua conquista ainda mais inesquecível.

Com a diminuição drástica da aderência, a vantagem de Rossi sobre seus oponentes deixou de existir, encorajando Petrucci a dar o bote e ultrapassá-lo a apenas cinco voltas do final. Porém, combativo com sempre, o piloto italiano não desistiu da vitória, e buscando todo o potencial de sua Yamaha YZR-M1, na chicane deu o troco em seu compatriota na volta seguinte, reassumindo a liderança.

As voltas que se seguiram foram dramáticas a ponto de fazer os fãs de Rossi roerem unhas. Usando de toda sua experiência, o piloto italiano conteve os avanços de Petrucci e conquistou uma sensacional vitória com uma vantagem de apenas 0.063s.

Restando 10 etapas para o final da temporada, com 250 pontos em jogo, Rossi agora totaliza 108 pontos, ocupando a terceira colocação na classificação do campeonato, três pontos atrás do companheiro de equipe Maverick Viñales e a apenas 11 do líder. A vitória em Assen também não só deu à Yamaha uma vantagem de 22 pontos na liderança pelo campeonato de construtores, como à Movistar Yamaha MotoGP o primeiro lugar entre as equipes, liderando com 28 pontos de vantagem.

Valentino Rossi (MotoGP) obteve a vitória entre os internautas com 26% dos votos. Lance Stroll (Fórmula 1) ficou na segunda posição com 19% dos votos.

Texto: Eduardo Behling

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.