Piloto da Semana: 28/10/2020

quarta-feira, 28 de outubro de 2020 às 14:06

Lewis Hamilton – Portugal 2020

Nome: Lewis Hamilton. Nascimento: 7 de janeiro de 1985, em Stevenage (Inglaterra). Equipe: Mercedes (Fórmula 1). Títulos: Multicampeão no Kart (entre 1996 e 2000); Campeão britânico de Fórmula Renault (2003); Campeão europeu de Fórmula 3 (2005); Campeão da GP2 (2006); Seis vezes campeão da F1 (2008, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019).

Lewis Hamilton fez história na Fórmula 1 conquistando a 92ª vitória de sua carreira no movimentado GP de Portugal.

O hexacampeão mundial quebrou o recorde do maior número de vitórias de um piloto, que pertencia a Michael Schumacher desde 2001.

A corrida teve um começo agitado quando gotas de chuva nas primeiras voltas tornaram as condições traiçoeiras. Os pilotos que largaram com pneus macios foram beneficiados por seu aquecimento mais rápido do que aqueles com os médios.

Max Verstappen se colocou entre a dupla da Mercedes, mas espalhou na curva 3 e foi ultrapassado por Valtteri Bottas. Hamilton então perdeu a liderança para seu companheiro de equipe.

Porém, eles logo foram alcançados pelas McLarens com pneus macios. Carlos Sainz assumiu o primeiro lugar, enquanto Lando Norris andou algum tempo em terceiro atrás de Bottas. Quando a pista começou a secar, eles perderam rendimento e os pilotos da Mercedes voltaram às suas posições costumeiras na frente.

Hamilton deu o troco em Bottas na metade de seu primeiro stint e não foi mais ameaçado a partir daquele ponto, apesar de ter reclamado de cãibras no final da prova. Bottas chegou em segundo depois de não encontrar aderência quando retornou à pista após seu único pit-stop.

Após seis anos e um título na McLaren, Lewis Hamilton decidiu mudar de ares e está na Mercedes desde 2013. Decisão que tem se mostrado acertada: obteve quatro pole positions e uma vitória (no GP da Hungria) em seu primeiro ano, e já no segundo foi campeão ao obter sete poles e 11 vitórias nas 17 etapas iniciais: Malásia, Bahrain, China, Espanha, Inglaterra, Itália, Cingapura, Japão, Rússia, Estados Unidos e Abu Dhabi.

Em 2015, o domínio foi ainda maior. Em 19 etapas, foram 11 poles e dez vitórias (Austrália, China, Bahrain, Canadá, Inglaterra, Bélgica, Itália, Japão, Rússia e Estados Unidos). O tri foi confirmado com três provas de antecipação. O ano de 2016 começou mal, melhorou, voltou a ficar em baixa e terminou em alta: vice-campeão com 12 poles e 10 vitórias: Mônaco, Canadá, Áustria, Inglaterra, Hungria, Alemanha, Estados Unidos, México, Brasil e Abu Dhabi

Daí em diante, só deu Hamilton, que conquistou com antecedência os títulos de 2017, 2018 e 2019, respectivamente com vitórias na China, Espanha, Canadá, Inglaterra, Bélgica, Itália, Cingapura, Japão e EUA (2017), Azerbaijão, Espanha, França, Alemanha, Hungria, Itália, Cingapura, Rússia, Japão, Brasil e Abu Dhabi (2018) e Bahrain, China, Espanha, Mônaco, Canadá, França, Inglaterra, Hungria, Rússia, México e Abu Dhabi (2019). Neste ano, o heptacampeonato está cada vez mais próximo, com oito vitórias em 12 provas. É o novo recordista isolado de vitórias da F1! Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing! 

Lewis Hamilton (F1) obteve a vitória com 43% dos votos dos internautas. Pierre Gasly (F1) ficou em segundo com 19%.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt – www.autoracing.com.br

Já ouviu o último Loucos por Automobilismo? Clique na imagem abaixo!

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.