Pietro Fittipaldi vai testar a Haas no Bahrain, mas futuro é incerto

segunda-feira, 7 de março de 2022 às 1:14

Pietro Fittipaldi

A Haas teria aberto sua busca por um substituto de Nikita Mazepin e o piloto reserva Pietro Fittipaldi, o reserva da Alpine e atual campeão de Fórmula 2 Oscar Piastri e o piloto de F2 apoiado pela Red Bull, Jehan Daruvala, estão todos sob consideração.

Guenther Steiner afirmou que os três estão na lista do chefe da equipe para fazer parceria com Mick Schumacher nesta temporada, após o anúncio no sábado de que o contrato de Mazepin com a Haas havia sido rescindido, juntamente com o patrocínio da Uralkali.

Desde que se pensou que o futuro de Mazepin estava ameaçado, como parte de um movimento mais amplo do esporte para apoiar sanções contra a Rússia, proibindo atletas russos e bielorrussos, uma série de nomes de pilotos foram cogitados para o assento.

O próprio Mazepin ficou furioso porque seu contrato foi cancelado, pois os pilotos russos não estão proibidos de competir na Fórmula 1, se concordarem com as medidas exigidas da FIA, que incluem concordar com a condenação da invasão da Ucrânia pela Rússia, bem como correr sob um bandeira neutra.

Mazepin disse que concordou em continuar sob esses termos, mas afirmou que a Haas o “ignorou completamente” e optou por seguir outro caminho.

Outro piloto que se acredita estar no quadro de um retorno rápido à Fórmula 1 é Antonio Giovinazzi, com o ex-Alfa Romeo mantendo os mesmos vínculos com a Ferrari que Schumacher tem no outro assento – juntamente com vários anos de experiência como piloto de F1.

Steiner, no entanto, já disse publicamente que o piloto reserva Pietro Fittipaldi, que correu duas vezes pela equipe depois que a carreira de Romain Grosjean terminou prematuramente na F1 depois seu acidente horrível no Bahrain, tem a “primeira chamada” para o assento.

“Obviamente, Fittipaldi está conosco há alguns anos, e então veremos o que faremos a seguir”, explicou Steiner à Speed City Broadcasting.

“Mas quero dizer que Pietro está sempre conosco por um motivo. Nos últimos anos, precisávamos de um piloto reserva, com COVID por perto, então ele está sempre por perto.”

“Ele conhece a equipe, conhece o carro e consegue pilotá-lo de um dia para o outro. Não há ninguém melhor do que Pietro no momento.”

Gene Haas, o dono da equipe, confirmou hoje para a Associated Press que Pietro vai pilotar o carro na segunda parte da pré-temporada, que começa nesta quinta-feira no Bahrain. Mas não confirmou se Pietro será o titular para a temporada.

Ele disse também que a definição deve sair até esta quarta-feira e que prefere um piloto um pouco mais experiente. Da lista acima, o único ‘piloto um pouco mais experiente’ que Pietro é Antonio Giovinazzi.

Sobre a perda do patrocínio russo, Gene Haas disse: “A Haas sempre foi o principal patrocinador, não sei por que as pessoas disseram que se tínhamos nos tornado uma equipe russa. A Haas Automation sempre esteve destacada no carro”, disse ele.

Mas ele disse que a equipe está bem. Haas também é co-proprietário de uma equipe de ponta da NASCAR com Tony Stewart.

“Estamos bem. Gostaríamos de mais dinheiro, é claro, mas estamos bem”, disse ele. “Isso só nos dá um número negativo maior.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.