Pierre Gasly guiará pela Alpine em 2023

quinta-feira, 1 de setembro de 2022 às 13:59

Pierre Gasly

Assim como o editor-chefe do Autoracing, Adauto Silva disse num Podcast recente, a Alpine vai pagar uma multa para a Red Bull para a liberação de Pierre Gasly de seu contrato com a AlphaTauri para a temporada 2023 da Fórmula 1.

Gasly foi escolhido pela Alpine depois de perder Fernando Alonso e, imediatamente, Oscar Piastri.

A confirmação ainda não é oficial, mas qualquer decisão do Conselho de Reconhecimento de Contratos da F1 terá apenas um significado financeiro.

Se o Conselho de Reconhecimento de Contratos da F1 decidir a favor da McLaren, será um caso simples de Piastri ser confirmado, mas se o contrato da Alpine for válido, a McLaren precisará concordar em pagar uma multa para assinar o campeão da Fórmula 2 de 2021.

Todos os contratos de Fórmula 1 tem clausulas de saída. Alguns são por desempenho, outros pagando-se multa. A multa para tirar Gasly não é alta, já que o francês – apesar de ter renovado com a AlphaTauri há pouco tempo – sempre disse que queria uma equipe maior assim que tivesse uma oportunidade. E a oportunidade apareceu.

Helmut Marko também já declarou inúmeras vezes que não impediria o progresso da carreira de Galsy, portanto ele sempre esteve aberto a facilitar as coisas para o francês, caso surgisse uma oportunidade.

Esteban Ocon, piloto que fará dupla com Gasly, já disse que não se opõe à chegada de seu compatriota, apesar de não serem amigos. Ele disse isso depois que o chefe da Alpine Otmar Szafnauer disse que o “profissionalismo deve estar acima das amizades e fim de conversa”.

A multa de Piastri, caso a McLaren tenha que pagar alguma, também não é alta, uma vez que o australiano não tinha um contrato para ser piloto titular da Alpine em 2023.

Um vídeo surgiu na semana passada de Gasly conversando com Charles Leclerc e George Russell a caminho do desfile dos pilotos no GP da Bélgica, no qual Gasly parecia fazer referência a “trabalhar nos detalhes finais do contrato”.

Gasly é um júnior da Red Bull desde 2014 e sua mudança iminente para a Alpine significa que ele está seguindo os passos de Carlos Sainz, que foi liberado da então Toro Rosso para assumir um assento na então Renault no final da temporada de 2017.

Essa mudança de Sainz ajudou Gasly a fazer sua estreia na F1 e ele conseguiu um assento em tempo integral com a Toro Rosso na temporada seguinte, depois uma promoção inesperada para a Red Bull Racing em 2019, quando Daniel Ricciardo deixou a equipe.

Gasly lutou na Red Bull e no meio da temporada ele foi enviado de volta para a Toro Rosso, onde redescobriu sua forma e conquistou um pódio inaugural no GP do Brasil de 2019.

Uma forte temporada de 2020 com a equipe renomeada como AlphaTauri incluiu uma vitória chocante no GP da Itália, e Gasly foi sem dúvida ainda melhor em 2021 – um ano em que conquistou outro pódio.

A temporada de 2022 foi mais difícil, pois a AlphaTauri luta desde o início do novo regulamento de carros com efeito-solo.

“Estou com AlphaTauri, dando o meu melhor para AlphaTauri”, disse Gasly. “Eles me deram minha primeira vaga na Fórmula 1, me deram minha primeira vitória.

“Não tenho vontade de comentar nada e, enquanto eu pilotar por esta equipe, sempre darei meus 110%”.

O plano para substituir Gasly não é claro, embora Marko tenha falado em contratar Colton Herta.

Isso pode estar ligado a uma possível aquisição da AlphaTauri pela equipe Andretti.

A empresa de Andretti está desesperada por uma entrada na F1 e seria uma parte interessada óbvia se a Red Bull quisesse vender sua segunda equipe, como há rumores.

Colocar Herta na AlphaTauri em antecipação a uma aquisição completa pela Andretti também faria mais sentido do que a Red Bull simplesmente decidir deixar alguém do calibre de Gasly ir embora para pegar um piloto não comprovado dos Estados Unidos.

AS - www.autoracing.com.br

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