Pierre Gasly fala como é ser segundo piloto na Red Bull
quinta-feira, 19 de dezembro de 2024 às 18:45
Pierre Gasly
Pierre Gasly encontrou um lar na Alpine e acabou de terminar sua segunda temporada com a equipe em um ano em que ele melhorou muito em relação ao primeiro na equipe.
O francês pilotou muito bem nesta temporada, e a Alpine melhorou depois de ser o carro mais lento nas primeiras corridas do campeonato. Os engenheiros da equipe também gostaram muito do feedback do piloto francês e da maneira honesta e direta como ele trabalha.
Gasly teve alguns destaques pessoais, como uma corrida soberba conquistando o P3 na chuva no GP de São Paulo.
Ele então manteve o ritmo no penúltimo GP da temporada no Catar com um P5, o que ajudou a Alpine a ficar em sexto no Campeonato de Construtores.
O piloto líder da Alpine foi muito consistente em 2024, e o ex-piloto de Fórmula 1 Jolyon Palmer disse que Gasly foi o melhor piloto fora das principais equipes.
O início da carreira de Gasly foi muito mais instável. No primeiro semestre de 2019, ele teve que lutar dentro da Red Bull para ter alguma chance de desafiar Max Verstappen. Não conseguiu.
David Meija revelou que Gasly disse que precisaria de muito tempo para explicar os problemas que enfrentou enquanto era companheiro de equipe de Verstappen.
Pierre Gasly tratado como segundo piloto na Red Bull
Verstappen tem sido o piloto número um na Red Bull mesmo antes de Daniel Ricciardo sair para se juntar à Renault no final de 2018. Uma das principais razões que Ricciardo disse na época foi que a Red Bull não fazia mais as coisas que ele pedia no carro.
O holandês foi bem mais rápido do que Gasly e Alex Albon ao longo de 2019 e 2020. Mais recentemente, a Red Bull trocou Sergio Perez por Liam Lawson depois que o mexicano foi um dos piores, senão o pior, piloto da F1 em 2024.
Meija, jornalista do Formula Latina, disse que Gasly sente que foi tratado como um segundo piloto claro na Red Bull contra Verstappen.
Ele disse: “Falei com Gasly em Abu Dhabi sobre a situação de Checo. Perguntei se era impossível ser companheiro de equipe de Verstappen.”
“Ele disse, preciso de horas para falar sobre isso já, e foco mais em quando você está na equipe. Você precisa que a equipe faça coisas por você.”
“Do outro lado da sua garagem, eles dão 101, 102%. O que eles dão lá, eles tiram de você, e ele sentiu que não foi servido devidamente na Red Bull como companheiro de equipe de Max. “A Red Bull sempre se concentrou em uma figura principal.”
“Pode ser mentalmente desgastante ser companheiro de equipe de Verstappen numa equipe como a Red Bull, o que Lawson terá que ter cuidado na próxima temporada.”

Pierre Gasly e Christian Horner
Liam Lawson precisa evitar ser mentalmente afetado pela pressão que sofrerá
Lawson foi rápido durante sua breve estada na Fórmula 1 até agora, mas não foi mais rápido que seu companheiro de equipe na RB, Yuki Tsunoda.
O neozelandês está sendo jogado na segunda cadeira da Red Bull bem no início de sua carreira. Lawson completou uma corrida a menos que Albon quando fez parceria com Verstappen pela primeira vez.
Lawson experimentará uma pressão muito maior em 2025 do que antes, pois há muito mais atenção da mídia na frente do grid.
A Red Bull não espera e nem quer que ele enfrente Max Verstappen, mas ele terá que enfrentar os pilotos de ponta da McLaren, Mercedes e Ferrari. E também estará sob pressão dos outros pilotos do programa da Red Bull, como Tsunoda e Isack Hadjar, que podem substituí-lo a qualquer momento da temporada, como a Red Bull já fez várias vezes ao longo dos últimos anos.
Hadjar teve uma carreira júnior de sucesso e terminou em segundo no campeonato de F2, atrás do piloto da Sauber de 2025, Gabriel Bortoleto. Ele provavelmente se juntará à RB como companheiro de Tsunoda, pois é o piloto líder na equipe júnior da Red Bull e já pilotou em várias sessões de TL1.
formula 1, GASLY ALPINE, Gasly Red Bull, noticias f1, Noticias Poerre Gasly
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.