Piastri admite sorte ao garantir terceiro na sprint nos EUA
sexta-feira, 17 de outubro de 2025 às 20:15Oscar Piastri reconheceu que foi “um pouco sortudo” ao garantir o terceiro lugar na qualificação da Sprint do GP dos Estados Unidos, após uma volta que ele próprio considerou “desorganizada” no Circuito das Américas.
O piloto da McLaren ficou próximo de igualar o desempenho do companheiro Lando Norris, que terminou segundo, atrás da pole de Max Verstappen. Além disso, Piastri admitiu que perdeu tempo em vários trechos durante a volta.
“Em vários pontos, eu acho. Foi uma volta meio desarrumada, para ser honesto,” explicou Piastri.
“Não consegui realmente juntar tudo, então de certa forma tive um pouco de sorte de terminar em terceiro.
Mas acho que o ritmo do carro é bom e não há nada de grave. Não foi um dia desastroso, apenas uma volta um pouco bagunçada que espero melhorar para amanhã.”

Desafio da largada na Curva 1
Piastri destacou o desafio de começar atrás de Verstappen e Norris na Sprint, especialmente na apertada Curva 1 do COTA.
“Vamos ver o que acontece na largada. Se eu conseguir uma boa saída, vou tentar me colocar no ponto certo. Saber onde é o ponto ideal na Curva 1 aqui é sempre complicado. Então, vamos ver o que acontece à frente.”
Com isso, o foco do piloto é aproveitar a largada para se posicionar de forma estratégica e tentar maximizar o desempenho da McLaren.
Andrea Stella elogia desempenho da equipe
Apesar de não conquistar a pole, o chefe da McLaren, Andrea Stella, elogiou a performance da equipe e destacou a competitividade do grid e a evolução da Red Bull.
“Acho que isso representa de forma bastante genuína o nível competitivo do campo. Está muito apertado no topo.
Isso confirma que a Red Bull melhorou o carro. Eles estão competitivos agora e podem lutar por vitória e pole em qualquer tipo de circuito.
É positivo ver que nosso carro aqui é competitivo, comparado a outros locais onde enfrentamos dificuldades. Não é o resultado que queríamos — obviamente estamos atrás das poles —, mas é uma boa base para a Sprint de amanhã e para ajustes visando a pole.”
Possível impacto da degradação dos pneus
Stella também apontou que a degradação dos pneus pode ter um papel maior na Sprint, o que pode alterar a ordem de chegada.
“Acredito que a Sprint será mais interessante e poderá haver mais variação de posições devido ao comportamento dos pneus.
Normalmente nosso carro se sai bem quando há degradação, então, por várias razões, incluindo essa, estamos animados para a Sprint.”
Assim, a McLaren entra na Sprint confiante, com ritmo competitivo e a possibilidade de aproveitar a gestão de pneus para melhorar o resultado.
andrea stella, austin, comentar formula 1, corrida F1, formula 1, GP dos Estados Unidos, mclaren, Norris, Piastri, Qualificação F1, ritmo de corrida, Sprint EUA, verstappen
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.