Piastri substituirá Ricciardo na McLaren em 2023

sexta-feira, 5 de agosto de 2022 às 8:40

Oscar Piastri

Oscar Piastri assinou um contrato para correr na McLaren em 2023 no lugar de Daniel Ricciardo, relatou o site racingnews365.com.

O futuro do australiano foi tema de muito debate nesta semana, com a Alpine emitindo uma declaração na terça-feira dizendo que Piastri substituiria Fernando Alonso – que vai para a Aston Martin – no próximo ano.

Contudo, Piastri também deu uma declaração apenas duas horas depois negando que correria na equipe baseada em Enstone em 2023.

De acordo com o racingnews365.com, fontes na Austrália confirmaram que Piastri assinou um contrato com a McLaren para substituir seu compatriota Ricciardo como companheiro de Lando Norris.

Acredita-se que o Conselho de Reconhecimento de Contratos da FIA, onde todos os contratos da Fórmula 1 são checados, validou o novo acordo de Piastri com a McLaren às custas de seu existente com a Alpine.

Entende-se que Piastri tem um contrato com a Alpine para 2022, mas não para 2023. O acordo deste ano supostamente tem uma opção sobre seus serviços para 2023, mas ela não foi exercida dentro do prazo de 30 dias após a assinatura.

O Conselho de Reconhecimento de Contratos da FIA determinou que não havia um contrato válido entre a Alpine e Piastri antes de 2023, deixando a McLaren livre para fechar com o australiano.

O acordo de Piastri com a McLaren teria sido finalizado na noite de 30 de julho, antes da ida de Alonso para a Aston Martin ser confirmada em 1º de agosto.

Segundo o regulamento da F1, a Alpine não pode contestar a decisão do conselho, já que as equipes anteriormente decidiram por unanimidade que é a entidade máxima que pode definir questões contratuais.

A contratação de Piastri deixa o futuro de Ricciardo na F1 incerto. A melhor aposta do australiano talvez seja substituir Alonso na Alpine, onde ele correu em 2019 e 2020 quando a equipe se chamava Renault.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.