Piastri relembra recusa pública à Alpine em 2022
sábado, 3 de janeiro de 2026 às 10:15Um dos maiores episódios contratuais da categoria
Oscar Piastri voltou a comentar um dos episódios mais marcantes da Fórmula 1 recente. No meio de 2022, ele rejeitou publicamente a Alpine, após a equipe anunciar que o australiano correria por eles no ano seguinte. No entanto, o comunicado sequer incluía declarações do piloto.
Segundo Zak Brown, a Alpine tentou pressionar Piastri ao divulgar o anúncio. Apenas duas horas depois, o australiano publicou nas redes sociais uma mensagem direta: ele não correria pela equipe de Enstone.
Naquele momento, Piastri já havia assinado com a McLaren. A situação foi parar na Comissão de Reconhecimento de Contratos (CRB). No fim, a Alpine perdeu a disputa.
Assim, ele completou a mudança para a McLaren. Em 2023, passou a dividir a garagem com Lando Norris. Para muitos, foi um clássico “momento porta giratória” da Fórmula 1.
O lugar que nunca veio em 2022
Falando ao canal oficial da Fórmula 1, Piastri revisitou o caso. Ele destacou que a Alpine poderia tê-lo colocado para correr já em 2022, logo depois do título na Fórmula 2.
Mas a equipe manteve Esteban Ocon e Fernando Alonso. Portanto, Piastri ficou fora das corridas. Ele acompanhava tudo do box. E admitiu que aquilo foi difícil:
“Foi uma temporada dura. Eu sempre tive orgulho de fazer tudo que podia. Eu confiava que algo iria aparecer.”
Mesmo assim, o ano fora do cockpit trouxe algum aprendizado: “Aquilo me permitiu observar as coisas de fora. Entender o fim de semana, a mídia, os patrocinadores, o ritmo da temporada.”
Quando Alonso deixou a Alpine rumo à Aston Martin, a equipe tentou então promover Piastri. Porém, já era tarde.
A recusa pública e a tensão jurídica
Ele sabia que a história ganharia enormes proporções: “Havia muita coisa acontecendo. Eu sabia que seria uma grande história.”
E explicou que não agiu por impulso: “Havia motivos para aquilo. Não era só eu querendo anunciar ao mundo que não iria correr!”
Piastri também lembrou do julgamento: “Nós fomos para a CRB. E a decisão foi a meu favor. Foi mais um momento tenso.”
Hoje, ele encara a situação com mais leveza: “Agora eu olho para trás e dou risada. Na época, não era tão engraçado.”
Alpine perde dois talentos ao mesmo tempo
Num curto espaço de tempo, a Alpine tinha Fernando Alonso, duas vezes campeão mundial, e Piastri, um dos maiores talentos de sua geração, sob contrato. Ainda assim, perdeu os dois.
Internamente, muitos funcionários ficaram “arrancando os cabelos”, mesmo com a nova dupla formada por Ocon e Pierre Gasly.
Para Piastri, porém, tudo acabou funcionando muito bem. Apesar do início difícil com a McLaren, ele marcou pódios como novato. Depois, venceu corridas já em sua segunda temporada.
Por outro lado, o cenário oposto surgiu para a Alpine. O piloto Sam Bird avaliou que Piastri estaria “preso no fundo do grid” caso tivesse permanecido na equipe. Afinal, a Alpine terminou na última posição do campeonato de 2025.
Talvez, ainda assim, um grande nome o contrataria depois. Seja a McLaren. Ou até outra equipe de ponta. Mas o desfecho atual, claramente, parece o melhor caminho para a carreira do australiano.
alpine, aston martin, comentar formula 1, contrato F1, CRB Fórmula 1, esteban ocon, fernando alonso, formula 1, mclaren, oscar piastri, recusa pública Piastri Alpine, zak brown
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
