Piastri reacende disputa do título no GP do Catar

domingo, 30 de novembro de 2025 às 9:00

Lando Norris, Max Verstappen e Oscar Piastri

Oscar Piastri reacendeu suas esperanças de título ao vencer a corrida curta e, além disso, conquistar a pole position no GP do Catar. Com esse avanço, ele reduziu a vantagem de Lando Norris para 22 pontos antes do grande prêmio de domingo. Assim, a conta ficou direta: se Norris vencer largando em terceiro, ele garante o título. Caso contrário, a disputa segue viva até Abu Dhabi no próximo fim de semana.

Psicologia no pelotão da frente

Max Verstappen tentou atacar Norris várias vezes na corrida curta. No entanto, Norris afirmou que “não viu” o rival em nenhum momento. Dr. Helmut Marko, porém, não concordou. O consultor da Red Bull garantiu que a simples presença de Verstappen já deixa qualquer piloto tenso. Ele explicou: “Quando você sabe que Max está por perto, a maioria fica nervosa. É melhor para nós que Piastri esteja à frente e não Norris.”

Além disso, Zak Brown, diretor executivo da McLaren, comparou Verstappen a um vilão de filme de terror. Ele destacou que o holandês está “no nível dos melhores de todos os tempos”. Brown acrescentou que a equipe tenta ignorá-lo, “mas isso é mais fácil de falar do que fazer”.

Guerra psicológica segue quente

A disputa verbal seguiu intensa. Verstappen afirmou que já teria vencido o campeonato “com facilidade” caso estivesse em um carro laranja. Norris, por outro lado, rebateu de imediato. Ele reconheceu as conquistas do rival, mas completou: “A Red Bull fala bobagem muitas vezes. Talvez ele teria vencido, mas ele não venceu até agora, e continua tentando.”

Além disso, as ultrapassagens no Circuito de Lusail parecem quase impossíveis. Por isso, Verstappen admitiu que, se não passar Norris logo na primeira curva, o britânico provavelmente somará mais pontos que ele.

Quero ser VIP

Piastri respira novamente

Piastri celebrou a volta do bom desempenho. Assim, ele desabafou que vencer “é muito mais divertido do que o que aconteceu nas últimas quatro ou cinco corridas”. A declaração mostra alívio após semanas difíceis.

Pneus preocupam Pirelli

Enquanto isso, a situação dos pneus chamou atenção. Antes de viajar ao Catar, a Pirelli havia imposto um limite rígido de 25 voltas por jogo. Agora, contudo, a fornecedora revelou achados ainda mais preocupantes.

O engenheiro Simone Berra explicou que encontrou cortes profundos em vários pneus. Segundo ele, as pedras no circuito são mais afiadas do que nas outras pistas. Assim, alguns danos chegaram à estrutura interna. Mario Isola acrescentou que houve pneus com 100% de desgaste por granulação. Portanto, a redução do limite para 25 voltas tornou-se inevitável.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.