Piastri muito mais rápido que Norris no teste de Paul Ricard

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025 às 18:14

Norris e Piastri se aproximam da segunda chicane em Monza

Lando Norris e Oscar Piastri vão lutar pelo terceiro ano seguido na McLaren. Norris foi mais rápido com tranquilidade na temporada de estreia de Piastri, mas a diferença diminuiu na temporada passada.

Piastri estava apenas 32 pontos atrás de Norris quando conquistou sua segunda vitória na carreira no GP do Azerbaijão em setembro. Isso o tornou um azarão na corrida pelo título de F1.

Porém, no final da temporada a diferença havia aumentado em 50 pontos. Piastri teve desempenhos ruins – P8 no México, P8 no Brasil e P7 em Las Vegas. E Norris ainda venceu o último GP da temporada em Abu Dhabi, enquanto seu companheiro de equipe conseguiu apenas um P10 após um “enrosco” na primeira curva com Max Verstappen.

Se a McLaren mantiver a ligeira vantagem de desempenho que teve durante boa parte da segunda metade da temporada de 2024, é possível que seus dois pilotos lutem pelo título este ano. Mas ambos – equipe e pilotos – precisam erradicar certas fraquezas para que isso aconteça.

Norris prometeu aos fãs que não cometerá os mesmos erros este ano depois de, sem dúvida, deixar muito a desejar nas disputas roda a roda contra Verstappen. Ele não pareceu preparado para as todas as demandas de uma luta pelo título.

A McLaren quer que Piastri melhore em classificação, onde perdeu por 21 a 3 para Norris no ano passado. E ele também deve elimionar os fins de semana erráticos que um piloto disputando um título não pode ter.

Oscar Piastri supera Lando Norris no teste de pneus da McLaren

Norris e Piastri foram ao circuito de Paul Ricard, na França, esta semana para testar os pneus de chuva da Pirelli para a temporada de 2026. Para simular os níveis reduzidos de downforce na próxima geração de carros, houve modificações no MCL60 – carro de 2023 da McLaren.

Piastri e Norris também pilotaram em uma versão curta de 3,5 km da pista, em vez da configuração de 5,8 km usada para o GP da França até que ele saiu do calendário em 2023. A Pirelli molhou a pista através de sprinklers.

No primeiro dia, o plano de corrida de Piastri foi interrompido por condições “adversas”. Mas ele ainda conseguiu completar 120 voltas, estabelecendo um melhor tempo de 1:07.008.

Norris pegou o carro no segundo dia, completando 40 km a mais que seu companheiro de equipe. Mas ele conseguiu apenas 1:07.956, quase um segundo mais lento.

A Pirelli diz que é difícil equalizar as condições da pista com sprinklers. Também não se sabe o quanto os dois pilotos estavam forçando.

Mas é intrigante, no entanto, que Piastri tenha sido tão mais rápido. A McLaren se juntará à Ferrari para um teste de pneus em tempo seco em Barcelona na próxima semana.

Oscar Piastri foi acusado de fazer uma jogada “suja” contra Lando Norris

Piastri diz que não pode imitar Verstappen e dizer aos aerodinamicistas “como projetar o carro ao meu gosto”. Mas há algumas semelhanças entre ele e o atual campeão mundial.

Ambos demonstraram uma mentalidade implacável. Embora Piastri tenha apenas metade dos pontos das punições de Verstappen (quatro contra oito), ele está disposto a correr altos riscos.

Por exemplo, de acordo com o piloto da Indy, James Hinchliffe, Piastri fez uma manobra “suja” contra Norris no início do GP da Itália. Ele arrancou a liderança espremendo seu companheiro de equipe na segunda chicane, com o eventual vencedor Charles Leclerc se aproveitando para ultrapassar Norris, que saiu lento daquela chicane para não bater em seu companheiro de equipe.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.