Piastri vê 2025 como montanha-russa na McLaren
quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 às 8:45Piastri define 2025 como “montanha-russa”, mas segue confiante
Oscar Piastri admitiu que viveu uma temporada de 2025 “cheia de altos e baixos”. Ainda assim, o australiano garante que está em “um ótimo momento” com a McLaren antes de 2026.
Durante a maior parte do ano, parecia que Piastri seria o primeiro australiano campeão da Fórmula 1 desde Alan Jones, em 1980. O ponto máximo veio no Grande Prêmio da Holanda, quando ele conquistou um Grande Chelem — pole, vitória, volta mais rápida e liderança de ponta a ponta. Foi o primeiro da McLaren desde Mônaco 1988.
Depois dessa corrida, ele abriu 34 pontos sobre Lando Norris e estava 104 à frente de Max Verstappen, da Red Bull. Porém, tudo mudou logo depois.
Virada na disputa a partir de Monza
A partir de Monza, a campanha de Piastri perdeu força. Em apenas cinco corridas, Norris apagou toda a vantagem. Em seguida, retomou a liderança do campeonato e não perdeu mais até confirmar o título.
No fim da temporada — que igualou o recorde de 24 etapas — Piastri caiu para terceiro lugar. Ele terminou 13 pontos atrás de Norris, que superou Verstappen por apenas dois pontos.
Mesmo assim, Piastri venceu sete corridas, o mesmo número de Norris. Ainda assim, não conseguiu sustentar a luta até o fim. Foi, portanto, um golpe duro.

Reflexão após o fim da temporada
Com o fim do campeonato, Piastri adotou um tom mais reflexivo. Ele lembrou que está apenas na terceira temporada na Fórmula 1. Assim, acredita que o título ainda virá.
Falando à emissora australiana 7Sport, ele concordou com a descrição de “montanha-russa”: “Sim, com certeza foi.”
Depois, destacou o saldo positivo: “Olhando para tudo, fico muito orgulhoso do que conquistei.”
Ele também elogiou a McLaren: “Para a equipe ter um carro e um ano tão fortes já foi um enorme sucesso.”
Mesmo assim, reconheceu as dificuldades: “Claro, tivemos alguns solavancos pelo caminho, alguns obstáculos. Mas aprendemos muito para o futuro.”
Por fim, Piastri reforçou o clima interno: “Ter o ano que tivemos e ainda sentir que existe espaço para evoluir é um ótimo lugar para estar.”
De olho em 2026
Portanto, apesar das frustrações, Piastri encara 2026 com confiança. Ele acredita que o crescimento continua, e que a McLaren segue no rumo certo — mesmo depois de uma temporada intensa e imprevisível.
alan jones, automobilismo, campeonato de pilotos, comentar formula 1, formula 1, Grande Chelem, Grande Prêmio da Holanda, lando norris, max verstappen, mclaren, Oscar Piastri 2025, temporada 2026
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.
