Piastri lidera o treino livre único no Catar
sexta-feira, 28 de novembro de 2025 às 11:36
Oscar Piastri
Oscar Piastri começou o GP do Catar de forma impecável e ditou o ritmo do único treino livre. O australiano registrou 1m20.924s e superou Lando Norris por 0.058s.
O cenário deixou a disputa pelo título ainda mais intensa, já que Norris pode inclusive confirmar o campeonato no domingo caso marque dois pontos a mais que Max Verstappen e Piastri.
Embora tenha terminado perto do topo, Norris enfrentou dificuldades no início. Ele lutou para aquecer os pneus duros e por isso demorou a ganhar ritmo no asfalto de Lusail.

Verstappen encara sessão problemática
Enquanto Piastri brilhou, Verstappen viveu uma sessão bem mais complicada. O holandês foi apenas o sexto, quase seis décimos atrás do líder, o que acendeu um alerta imediato na Red Bull antes da sprint.
Além disso, ele reclamou repetidamente de falhas nas trocas de marcha e sobretudo do “clipping” na saída da curva 6, que classificou como “desastre”.
Consequentemente, o top 10 do treino terminou com Fernando Alonso em terceiro, seguido por Carlos Sainz, Isack Hadjar, Verstappen, Alex Albon, Charles Leclerc, Kimi Antonelli e Lance Stroll.
Lusail quente, rápido e caótico
Logo no início, com o sol se pondo e a temperatura subindo, os pilotos correram para a pista. Afinal, era o único treino do fim de semana.
A sessão também marcou o retorno da McLaren à pista depois da chocante dupla desclassificação em Las Vegas, o que acrescentou ainda mais pressão interna.
Além disso, um novo limite de pneus mudou completamente o plano das equipes. Para reduzir o risco de estouros, F1, FIA e Pirelli determinaram que cada jogo pode rodar no máximo 25 voltas. Portanto, o GP de domingo será obrigatoriamente de duas paradas.
Pouco depois disso, o calor começou a afetar os pilotos. Russell afirmou no rádio que o “cockpit estava quente” após apenas sete minutos. Em seguida, Verstappen avisou que o “dianteiro esquerdo já estava acabando”.
Primeira metade do treino: muitos problemas
No início, quase todos optaram pelos pneus duros. Russell liderava após 15 minutos com 1m22.962s. Entretanto, além do excesso de compostos duros, houve também uma enxurrada de reclamações: Verstappen e Leclerc relataram problemas de direção.
Com 35 minutos restantes, Leclerc saiu da pista e a Ferrari explicou que não poderia ajustar a direção naquele momento. Assim, ele precisou seguir com o problema.
Naquela altura, Russell continuava na frente com 1m22.165s, enquanto as rajadas de vento geravam erros constantes. Piastri e Norris estavam apenas em nono e 11º, e ninguém ainda havia testado médios ou macios.
Final dramático com pneus macios
Somente nos 15 minutos finais os pilotos migraram para os macios. Isso fez a cronometragem explodir em setores verdes e roxos. Hadjar assumiu a ponta com 1m21.819s, mas os olhares estavam fixos nos candidatos ao título.
Norris reagiu com força e marcou 1m20.982s. Piastri veio logo atrás, quase quatro décimos mais lento. Verstappen, por sua vez, subiu para terceiro, porém continuou mais de cinco décimos atrás do britânico.
No entanto, nas segundas tentativas com o macio, apenas Piastri conseguiu melhorar. Ele tomou a liderança definitiva. Alonso, Sainz e Hadjar também superaram Verstappen. Por fim, Lewis Hamilton e Russell fecharam apenas em 12º e 14º.
Resultado do treino livre único:


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