Piastri fecha a sexta-feira na frente em Singapura

sexta-feira, 3 de outubro de 2025 às 11:04

Oscar Piastri

O segundo treino livre para o GP de Singapura se transformou em um verdadeiro caos, já que acidentes em sequência interromperam o ritmo da atividade noturna.

George Russell e Liam Lawson bateram forte, enquanto Lando Norris e Charles Leclerc se envolveram em uma colisão nos boxes.

Logo nos primeiros 20 minutos, Russell perdeu o controle da Mercedes ao frear na curva 16. Em seguida, foi reto contra a barreira e quebrou a asa dianteira.

Quero ser VIP
 

Surpreso com o comportamento do carro, o britânico resumiu pelo rádio: “Isso foi estranho”. Como consequência, o treino foi interrompido por 11 minutos para reparos.

Lawson aumenta a confusão

Quando a ação voltou, a calmaria durou pouco. Apenas cinco minutos depois, Liam Lawson bateu forte com a Racing Bulls.

Na saída da penúltima curva, o neozelandês primeiro tocou o muro com a traseira e logo depois com a dianteira. O impacto arrancou a roda dianteira direita.

Embora tenha tentado levar o carro de volta aos boxes, precisou parar no pit lane. Essa manobra forçou o fechamento temporário da entrada, além de provocar nova paralisação de 11 minutos.

Pit lane vira palco de incidente

Assim que a pista foi liberada, mais confusão surgiu. A Ferrari liberou Charles Leclerc de forma insegura, justamente quando Lando Norris se aproximava.

Como resultado, o britânico bateu contra o muro dos boxes e quebrou a asa dianteira da McLaren. A equipe italiana, portanto, passou a ser investigada pela FIA.

Piastri se impõe no fim

Com apenas 13 minutos restantes, todas as equipes se apressaram para registrar voltas rápidas. Nesse cenário, Oscar Piastri aproveitou a oportunidade e cravou o melhor tempo da sessão: 1m30.714s.

Logo atrás, Isack Hadjar surpreendeu ao colocar a Racing Bulls em segundo, enquanto Max Verstappen garantiu o terceiro lugar.

Fernando Alonso manteve sua consistência e fechou em quarto. Norris, ainda contrariado após a colisão nos boxes, foi apenas o quinto.

Já Lewis Hamilton, que chegou a estar em terceiro, caiu para 10º após errar em sua última tentativa, inclusive tocando no muro.

Condições da pista favorecem evolução

Apesar das interrupções, o treino ofereceu condições mais próximas às da corrida. Isso porque o circuito já estava iluminado pelas luzes artificiais.

Embora a temperatura ambiente tivesse mudado pouco em relação ao dia, o asfalto ficou alguns graus mais frio e a umidade subiu para 80%.

Além disso, a evolução da pista foi intensa. Os tempos caíram volta após volta, especialmente com pneus médios.

Até o acidente de Russell, Piastri e Norris estavam separados por apenas sete milésimos, embora ainda seis décimos acima da marca de Alonso no TL1.

Antes do acidente de Lawson, Esteban Ocon chegou a liderar com a Haas ao marcar 1m34.480s com pneus macios. Pouco depois, Hamilton apareceu apenas 0.011s atrás com o composto médio.

Quando a pista foi liberada pela última vez, a pressa dominou o grid. Piastri confirmou a liderança mesmo cometendo erros. Ocon caiu para sétimo, atrás de Lance Stroll, com Carlos Sainz e Leclerc completando o top 10.

Resultado do segundo treino livre:

Pos. Piloto Equipe Tempo/dif. Voltas
1 Oscar Piastri McLaren 1:30.714 19
2 Isack Hadjar Racing Bulls +0.132s 19
3 Max Verstappen Red Bull +0.143s 19
4 Fernando Alonso Aston Martin +0.163s 19
5 Lando Norris McLaren +0.483s 18
6 Lance Stroll Aston Martin +0.508s 18
7 Esteban Ocon Haas +0.584s 19
8 Carlos Sainz Williams +0.585s 20
9 Charles Leclerc Ferrari +0.752s 18
10 Lewis Hamilton Ferrari +0.777s 17
11 Yuki Tsunoda Red Bull +0.994s 18
12 Oliver Bearman Haas +0.997s 18
13 Alexander Albon Williams +1.346s 19
14 Nico Hulkenberg Sauber +1.355s 19
15 Gabriel Bortoleto Sauber +1.605s 19
16 Pierre Gasly Alpine +1.744s 20
17 Liam Lawson Racing Bulls +1.931s 10
18 Kimi Antonelli Mercedes +2.005s 18
19 Franco Colapinto Alpine +2.425s 20
20 George Russell Mercedes +2.517s 6

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.