Piastri explica colisão e defende manobra na corrida curta

sábado, 18 de outubro de 2025 às 20:54

Lando Norris e Oscar Piastri

Oscar Piastri defendeu com firmeza sua manobra na curva 1 da corrida curta em Austin, que acabou resultando no abandono dos dois carros da McLaren.

O australiano largou em terceiro e rapidamente emparelhou com Lando Norris, seu companheiro de equipe e rival direto na luta pelo título. Em seguida, ele tentou o tradicional “X” na saída da curva, buscando tração extra e mais velocidade na descida.

No entanto, ao cortar para dentro, Piastri acabou colidindo com Nico Hulkenberg. Como resultado, o impacto lançou seu MCL39 contra o carro de Norris. Assim, ambos abandonaram a prova – assim como Fernando Alonso, que vinha logo atrás e também foi atingido.

Quero ser VIP
 

Verstappen aproveita o caos e reduz diferença no campeonato

Enquanto os dois carros da McLaren abandonavam, Max Verstappen aproveitou o caos e venceu a corrida curta. Dessa forma, o holandês reduziu a desvantagem para Piastri de 63 para 55 pontos.

Além disso, ele garantiu a pole position para o Grande Prêmio principal, reforçando sua recuperação no campeonato. Norris, por outro lado, assegurou o segundo lugar no grid, enquanto Piastri terminou apenas em sexto.

Se esses resultados se repetissem na corrida, Verstappen ficaria 38 pontos atrás de Piastri e Norris reduziria a diferença para apenas 12, com 141 pontos ainda em jogo.

“Foi apenas um lance de corrida”, afirma Piastri

Após o incidente, Piastri foi questionado por jornalistas sobre sua responsabilidade na colisão. Mesmo assim, o australiano manteve seu posicionamento firme.

“Para mim, foi apenas um lance de corrida”, declarou. “Eu estava longe do apex da curva e acredito que os carros atrás frearam bem tarde. Poderia ter feito algo diferente? Talvez sim. Mas se tivesse feito, provavelmente teria deixado dois ou três carros passarem”.

“Não posso simplesmente ficar por fora e permitir que os outros usem todo o espaço da pista. Por isso, acho justo chamá-lo de lance de corrida”.

Com isso, Piastri deixou claro que não se arrepende de sua tentativa, reforçando que suas ações foram consequência direta das circunstâncias da largada.

Plano de recuperação para o domingo

Mesmo após o abandono na corrida curta, o australiano manteve a confiança para a corrida principal. Questionado sobre sua estratégia ao largar da sexta posição, Piastri foi direto e pragmático.

“Já larguei nessa posição antes. Então, farei o que sempre faço: aproveitarei as oportunidades, avaliarei os riscos e tentarei tirar o máximo do carro. No fim das contas, só posso dar o meu melhor”.

Com isso, o líder do campeonato demonstrou que, apesar do revés, segue concentrado em manter sua vantagem e lutar até o fim.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.