Piastri aliviado após danos no assoalho em Mônaco

segunda-feira, 27 de maio de 2024 às 9:53

Oscar Piastri

Oscar Piastri destacou os fatores que lhe permitiram conquistar o segundo lugar no GP de Mônaco mesmo com danos em uma parte “sensível”.

O australiano sofreu danos no assoalho no início da corrida, antes da bandeira vermelha devido ao acidente entre Sergio Perez e os dois pilotos da Haas.

Isso permitiu à McLaren reparar seu assoalho da melhor maneira possível durante a paralisação de 45 minutos em Monte Carlo.

O australiano largou ao lado do pole e eventual vencedor Charles Leclerc na primeira fila. Na saída da Sainte Devote, Piastri foi tocado por Carlos Sainz.

O piloto da Ferrari sofreu um furo e parecia estar fora, parando na curva 4 enquanto o resto do pelotão passava.

No entanto, a bandeira vermelha deu ao espanhol uma segunda chance – assim como aconteceu com Piastri, que explicou a extensão dos danos em sua McLaren.

“Definitivamente, eu senti o toque na curva 1 naquela parte do carro, que é bastante sensível”, disse ele à mídia. “A equipe me disse quanto downforce eu estava perdendo antes de tentarmos consertar e era um número bem grande”.

“Não sei até que ponto conseguimos minimizar, mas sim, obviamente a extensão da bandeira vermelha nos ajudou muito. E estando em Mônaco, provavelmente é a única pista onde sofrer danos não prejudica tanto”.

“Foi um toque muito, muito pequeno, mas com esses carros, principalmente com o assoalho sendo tão sensível ao downforce que gera, sua corrida pode ser arruinada com facilidade. Portanto, fiquei feliz por podermos tentar reparar”.

A bandeira vermelha não só permitiu que Piastri reparasse sua McLaren e que Sainz relargasse do seu terceiro lugar no grid, mas também que todo o pelotão fizesse seu único pit-stop obrigatório.

Isso resultou em uma procissão, com os quatro carros da frente seguindo com tranquilidade até a bandeira quadriculada.

Com a gestão dos pneus como preocupação, eles mantiveram um ritmo mais lento que o habitual – algo que impediu Piastri de avaliar com precisão os danos em seu carro.

“Estava tudo bem”, respondeu ele ao ser questionado sobre a performance de sua McLaren após o incidente com Sainz. “Acho que na primeira metade da corrida foi impossível dizer qual foi a consequência disso”.

“No final, provavelmente uma combinação de tentar manter um ritmo razoavelmente rápido; além do assoalho, tive algumas dificuldades, mas no geral estou muito satisfeito. E sim, nas últimas 10 voltas, fiquei feliz por estarmos em Mônaco”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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