Piastri admite que McLaren não ameaçou Russell em Baku

sexta-feira, 25 de setembro de 2026 às 12:30

Oscar Piastri

Oscar Piastri admitiu que a McLaren não teve chances de superar George Russell pela pole position na classificação para o GP do Azerbaijão. O australiano chegou a liderar os tempos no início do Q3, mas terminou em P3 no Circuito de Baku.

Russell garantiu a pole com 1min42s526 e abriu uma vantagem confortável sobre os demais pilotos. Piastri registrou 1min43s364, ficando mais de oito décimos atrás da Mercedes. Assim, a diferença deixou clara a vantagem de desempenho da equipe de Brackley ao longo da classificação.

Piastri termina em P3 após início promissor

O piloto da McLaren ficou entre Charles Leclerc, da Ferrari, em P2, e Isack Hadjar, da Red Bull, em P4. Lando Norris completou o resultado da McLaren na quinta posição, depois de não conseguir encontrar o mesmo ritmo do companheiro de equipe.

Ainda assim, Piastri avaliou positivamente o desempenho da McLaren na classificação. A equipe chegou a Baku com um novo pacote aerodinâmico, desenvolvido para melhorar a eficiência do carro com menor arrasto nas longas retas do circuito.

“Foi bom. Encontramos um pouco de ritmo na classificação”, disse Piastri.

O australiano também destacou um comportamento que a McLaren já apresentou em outras oportunidades nesta temporada. A equipe costuma enfrentar mais dificuldades nos treinos e, posteriormente, encontrar desempenho adicional quando chega à classificação.

“Não é a primeira vez que isso acontece conosco neste ano. Parece que ficamos um pouco em desvantagem nos treinos e chegamos à classificação para encontrar aquele algo a mais”, afirmou.

Quero ser VIP

McLaren chegou a liderar no início do Q3

Piastri revelou ainda que ficou surpreso ao ver as duas McLaren nas primeiras posições após a primeira volta rápida do Q3. Naquele momento, o resultado sugeria uma disputa mais equilibrada pela pole. Porém, Russell rapidamente mostrou que a Mercedes tinha uma vantagem significativa.

“Fiquei bastante surpreso ao ver a gente em P1 e P2 depois daquela primeira volta do Q3, mas, infelizmente, não tínhamos nenhuma chance contra George”, declarou Piastri.

A McLaren, portanto, novamente ficou atrás da Mercedes quando a classificação entrou em sua fase decisiva. O novo pacote aerodinâmico ajudou a equipe a encontrar desempenho, mas a diferença para Russell permaneceu superior a oito décimos na volta final.

Apesar disso, Piastri destacou sua satisfação com o desempenho apresentado pela equipe em Baku até o momento. O P3 também representou seu retorno às três primeiras posições da classificação.

“Estou feliz com a forma como o fim de semana aconteceu até agora. Muito feliz por estar de volta aos três primeiros”, completou o australiano.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.