Piastri achou “completamente justo” a McLaren mandá-lo ceder posição a Norris

segunda-feira, 25 de março de 2024 às 18:21

Oscar Piastri

Piastri estava em P3 durante o GP da Austrália até que a McLaren lhe pediu para dar sua posição a Norris com pneus mais novos no trecho final, com os pilotos terminando em P3 e P4 de qualquer maneira, e Norris “conquistando” seu 14º pódio na carreira no processo.

Oscar Piastri: McLaren fez a ‘decisão certa’ nas ordens da equipe do GP da Austrália

Embora a torcida de Melbourne adorasse ver um conterrâneo no pódio, a estratégia do dia acabou favorecendo de Norris, depois que Piastri optou por parar mais cedo.

Ele esteve atrás de seu companheiro de equipe no grid e no primeiro trecho, mas parar antes forçou um undercut que o colocou à frente de Norris no segundo trecho da corrida.

Embora isso tenha sido benéfico para ele naquele momento, Norris e McLaren viram que o inglês era mais rápido e tinha mais chances de alcançar Charles Leclerc na frente, daí a razão pela qual as famigeradas ordens da equipe entraram em jogo.

Apesar de admitir o desejo de permanecer entre os pilotos do pódio, Piastri manteve-se pragmático quanto à decisão.

“Sim, quero dizer, tudo bem”, disse Piastri à Sky F1 quando questionado sobre a troca de posições na McLaren.

“Lando se classificou na frente e tentou algo um pouco diferente na primeira parada, e foi mais rápido que eu no meio daquele trecho.”

Tudo justíssimo

“Naquele ponto, parecia que ele poderia chegar à frente das Ferraris. Eu estava acompanhando o ritmo deles, mas o Lando estava um pouco mais rápido, então foi completamente justo.

“Claro, eu adoraria ter ficado em terceiro, mas acho que, como equipe, tomamos a decisão certa.”

Quando questionado se havia algo que ele poderia ter feito diferente para garantir um potencial pódio em casa, ele acrescentou: “Não muito, não.!

“Simplesmente não tinha ritmo suficiente para alcançar as Ferraris. Leclerc ficou sem pneus no segundo trecho, mas pareceu administrar isso um pouco melhor no terceiro, então não acho que poderíamos ter feito muito mais do meu lado.”

“Só perdi um pouco hoje, no geral, mas não foi um dia ruim.”

Entrando em mais detalhes, o chefe da equipe McLaren, Andrea Stella, explicou que os altos níveis de desgaste dos pneus em Albert Park e as voltas extras em que Norris ficou de fora criaram um delta que o tornou o mais rápido dos dois carros no final da corrida.

Como resultado, tal movimento era a “coisa natural” a fazer e teria acontecido de qualquer maneira.

“Bem, na verdade, eu diria que a troca nem foi estratégica, mas sim executória”, explicou Stella aos repórteres após a corrida.

“A troca teria acontecido naturalmente porque Lando tinha pneus muito mais novos.”

“Cada volta que você ganha com os pneus torna seu carro muito, muito mais rápido do que alguém que parou antes de você, porque os pneus perdem entre meio décimo e um décimo por volta, então Lando sempre ultrapassaria Oscar.”

“Convocamos a troca para evitar que se tratasse de uma disputa desnecessária (???), pois seria uma disputa injusta porque o Lando tinha pneus muito, muito mais novos.”

“É também por isso que não estávamos preocupados que Lando tivesse alongado muito seu primeiro trecho, porque sabíamos que com os pneus mais novos poderíamos ter alcançado Leclerc. Mas apesar de termos pneus mais novos, na verdade, não alcançamos Leclerc o suficiente.”

AS - www.autoracing.com.br

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