Pela primeira vez na história, Brasil terá piloto na subida a Pikes Peak: a “Corrida para as Nuvens”

terça-feira, 11 de junho de 2013 às 13:15

Traçado de Pikes Peak

Pela equipe DK Industries Extreme Team, o piloto paulista Marthyn Decker, 36 anos, está prestes a realizar o sonho de entrar para a história como o primeiro brasileiro a participar daPikes Peak International Hill Climb, a tradicional subida de montanha que acontece desde 1916 no Colorado (EUA).

Considerada a segunda mais antiga prova de esportes a motor dos Estados Unidos, a 91ª edição da prova será realizada de 24 a 30 de junho de 2013. Conhecida como a “Corrida para as Nuvens”, a disputa é realizada em um percurso de 21 quilômetros e 156 curvas.

Além da pista sinuosa, outro grande desafio para os competidores é variação de altitude, pois a prova começa em um ponto com 2.862 metros acima do nível do mar e termina a qua se 4.300 metros.

De acordo com Decker, o ar rarefeito chega a diminuir a potência dos motores em até 30%. Por isso, piloto e máquina têm de estar totalmente integrados e bem preparados para cumprir a prova. “É uma real disputa de homem/máquina contra o relógio, a pista e os limites pessoais, que também têm de lutar contra os efeitos da natureza”, completa.

Inscrito na categoria Time Attack (contra o relógio), Decker correrá com o número #99, a bordo de um Subaru Impreza WRX STI com motor que supera os 600hp de potência, totalmente preparado para enfrentar os desafios da prova. Um câmbio sequencial de seis posições, fabricado pela tchecaKaps-Transmissions, permite a mudança de marchas sem movimentos laterais, com agilidade e precisão.

Para manter o controle do veículo e os níveis de segurança diante da potência do motor, o sistema de suspensão conta com amortecedores Tein e os freios são da italiana Brembo, fabricante de componentes para carros de Fórmula 1.

Muita preparação física, rally de velocidade e kart têm tomado o tempo de treinamento de Decker. Segundo ele, além de manter os reflexos em dia e proporcionar uma adrenalina incrível, o kart proporciona muita sensibilidade e precisão na busca pela melhor volta. “É tudo o que eu preciso para acelerar bastante em Pikes Peak”, garante.

Piloto experiente

Com grande trajetória em esportes a motor, Decker ganhou sua primeira moto aos 5 anos de idade e já participou de diversas competições sobre duas e quatro rodas. Com experiência em kart, motocross, rally de velocidade e motovelocidade, em 2010, o piloto conquistou o 2º lugar nas 500 Milhas de Interlagos de Motovelocidade e alcançou quatro pódios na categoria Supersport 600cc. No mesmo ano, Decker sofreu um grave acidente e, ao se recuperar, passou a se dedicar exclusivamente às di sputas sobre quatro rodas.

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.