Pedro Cardoso tem vitória redentora em Interlagos; Nelson Piquet Jr. é campeão do TCR Brasil

sábado, 13 de dezembro de 2025 às 15:00

TCR South America

O TCR South America Banco BRB e o TCR Brasil Banco BRB aceleraram, na manhã deste sábado (13), para a penúltima corrida da temporada 2025. O grande protagonista no Autódromo de Interlagos foi Pedro Cardoso (PMO Racing), campeão dos dois certames no ano passado e que foi o autor de uma remontada digna dos melhores filmes para sair do fim do grid e voltar a vencer na competição, e pela primeira vez no “templo do automobilismo brasileiro” a bordo do Peugeot 308 GTI TCR #1. A manhã foi digna de festa para outro brasileiro: Nelson Piquet Jr. (Squadra Martino) finalizou no campeonato sul-americano em quarto e na versão nacional do TCR em terceiro lugar, resultado suficiente para voltar a conquistar um título no automobilismo. O primeiro campeão mundial de Fórmula E agora é o terceiro piloto a faturar a taça mais almejada do TCR Brasil Banco BRB.

Nelsinho entre para uma galeria que tem ainda Galid Osman e Pedro Cardoso, campeões do TCR Brasil Banco BRB nas temporadas 2023 e 2024, respectivamente. Quem também soltou o grito da garganta e comemorou a conquista do título nesta manhã foi Enzo Gianfratti. Segundo colocado na classificação geral com o Cupra León VZ da G Racing Motorsport, o paulista de 22 anos triunfou no certame à parte, assegurou o campeonato e ainda está no páreo no certame sul-americano — que tem Adrián Chiriano (Honda YPF Racing) na liderança.

O pódio no TCR South America Banco BRB foi completado pelo campeão, o argentino Leonel Pernía. Com atuação digna de quem já conquistou o título sul-americano, o experiente piloto saiu do fim do grid, escalou o pelotão e cruzou a linha de chegada em terceiro lugar, seguido por Piquet Jr., quarto no TCR South America e terceiro entre os inscritos no TCR Brasil Banco BRB, em resultado mais que suficiente para levantar a taça de campeão, ainda mais depois do revés do seu principal oponente, Léo Reis (W2 ProGP), que abandonou a disputa a três voltas para a bandeirada.

“Embora a corrida não tenha sido como esperávamos — muita gente indo para o tudo ou nada e eu tendo de administrar isso. Fui sobrevivendo depois de uma largada complicada, mas foi uma temporada boa, aprendendo a cada corrida, melhorando. Quero agradecer a todo mundo da Honda, à Squadra Martino, foi muito bom. Ano que vem, se Deus quiser, vamos disputar não só o Brasileiro, mas também o Sul-Americano de TCR. Vencer o campeonato é sempre especial. Às vezes, muitos lutam décadas, a vida inteira, por isso. É muito importante. Ano de muito trabalho, investimento, tudo, então poder levar esse troféu para casa é muito bom”, destacou o novo campeão do TCR Brasil Banco BRB.

Como foi a corrida — Tiago Pernía fez melhor largada, tracionou bem e assumiu a liderança ainda nos primeiros metros ao superar Nelsinho Piquet, que acabou caindo para a quarta colocação. E antes mesmo do S do Senna, Leo Reis se enroscou com Enzo Gianfratti. Mas os dois jovens mantiveram-se na pista e seguiram à frente de Piquet Jr.

A prova foi neutralizada com bandeira amarela após forte acidente com o argentino Genaro Rasetto no S do Senna. Após a saída do safety-car, Tiago seguiu na frente, com Enzo Gianfratti e Nelsinho em terceiro, em condição que dava ao piloto do Honda Civic Type R FL5 #33 o título do TCR Brasil Banco BRB.

A prova teve como grandes destaques Pedro Cardoso e Leonel Pernía. Os dois campeões mais recentes do TCR South America Banco BRB largaram do fim do grid e escalaram o pelotão para alcançar o top-5, com o brasileiro em quarto e Leo Pernía em quinto.

A prova seguiu intensa com a ascensão de Cardoso e Leo Pernía ao mesmo tempo em que Nelsinho caiu para a sétima posição na prova e lutava com Fabián Yannantuoni para se recuperar e garantir o título neste sábado.

Tiago Pernía parecia caminhar rumo à vitória, mas um pneu furado tirou suas chances de primeiro lugar, que ficou para Enzo Gianfratti. Por sua vez, o piloto da G Racing Motorsport passou a travar duelo com Pedro Cardoso, em grande forma nesta manhã em Interlagos. A ultrapassagem veio na volta 12, quando o brasiliense assumiu a ponta e partiu para um triunfo contundente.

Enzo Gianfratti confirmou a boa corrida para terminar em segundo lugar e o campeão de 2025, Leo Pernía, fechou o pódio. Festa maior fez Nelsinho Piquet: quarto colocado na corrida, o experiente e versátil piloto confirmou a conquista do título do TCR Brasil Banco BRB, além do vice-campeonato sul-americano, com o quarto lugar — terceiro no certame brasileiro — nesta manhã.

Abre aspas — Pedro Cardoso comemorou pela forma como garantiu a vitória na última etapa do ano, destacou o feito dos campeões e parabenizou a PMO Racing pelos esforços ao longo de 2025.

“Antes de tudo, parabéns para o Nelsinho, parabéns também ao Leo Pernía pelo título, adversários duríssimos durante todo o ano, e merecem o reconhecimento e o título. Portanto, parabéns a eles. E o nosso trabalho também precisa ser reconhecido. Mesmo com um carro mais antigo, no ano passado conquistamos o título. Esse ano foi um pouco mais difícil. Mesmo assim, ganhamos duas corridas, disputamos vitórias, lutamos até o fim. Muito feliz por poder terminar o ano assim. Agradecer à minha equipe, minha família, minha namorada e todo mundo que torce por mim. E ainda mais especial por vencer pela primeira vez aqui em Interlagos. Muito especial para mim”, disse.

Segundo colocado nesta manhã e novo campeão da Copa Trophy pelo TCR Brasil, Enzo Gianfratti vibrou por faturar a conquista em casa. “Estou muito feliz com esse segundo lugar. Dadas as circunstâncias, está de ótimo tamanho. E com a família inteira assistindo aqui na minha casa, em Interlagos, é sempre mais especial. Campeão da Copa Trophy, muito top. E agora é comemorar. Vamos ter a Corrida 2 amanhã e partiremos da sexta posição. Vamos pra cima acelerar. E agora os outros pilotos que se cuidem porque já fui campeão. Vamos pra cima”, comemorou.

Adeus, ano velho — O TCR South America e o TCR Brasil Banco BRB vão concluir a temporada 2025 na tarde de domingo, partindo para a segunda prova da etapa em São Paulo, com início às 14h10 e 30 minutos mais uma volta de duração.

No Brasil, o conceito TCR têm transmissão ao vivo por meio do canal BandSports, em TV por assinatura, e por streaming por meio do canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio, também no YouTube.

TCR South America Banco BRB, temporada 2025
Etapa 10, Autódromo de Interlagos, São Paulo
Corrida 1, resultado final

1º – Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) – TCR BR, 15 voltas em 28min18s099
2º – Enzo Gianfratti (BRA/G Racing Motorsport/Cupra Leon VZ)  – TCR BR – T, a 1s888
3º – Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), a 3s190
4º – Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5) – TCR BR, a 6s693
5º – Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR, a 6s763
6º – Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR, a 8s276
7º – Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR, a 10s244
8º – Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – TCR BR – T, a 30s293
9º – Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – TCR BR – T, a 36s755
10º – Bruno Massa (BRA/G Racing Motorsport/Cupra León Competicion), a 3 voltas
11º – Léo Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR, a 3 voltas

Não completaram
Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5) – TCR BR, a 5 voltas
Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7), a 10 voltas
Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 14 voltas
Guilherme Reischl (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) – T, a 14 voltas

TCR Brasil Banco BRB, temporada 2025
Etapa 4, Autódromo de Interlagos, São Paulo
Corrida 1, resultado final

1º – Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) – TCR BR, 15 voltas em 28min19s099
2º – Enzo Gianfratti (BRA/G Racing Motorsport/Cupra Leon VZ) – TCR BR – T, a 1s888
3º – Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5) – TCR BR, a 6s693
4º – Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR, a 6s793
5º – Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) – TCR BR, a 8s276
6º – Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR, a 10s244
7º – Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – TCR BR – T, a 30s293
8º – Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – TCR BR – T, a 36s755
9º – Bruno Massa (BRA/G Racing Motorsport/Cupra León Competicion), a 3 voltas
10º – Léo Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) – TCR BR, a 3 voltas

Não completaram
Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5) – TCR BR, a 5 voltas
Guilherme Reischl (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) – T, a 14 voltas

TCR South America Banco BRB, classificação do campeonato
1º Leonel Pernía, 616 pontos (campeão)
2º Nelson Piquet Jr., 514 (vice-campeão)
3º Pedro Cardoso, 448
4º Raphael Reis, 429
5º Fabián Yannantuoni, 370
6º Juan Ángel Rosso, 359
7º Tiago Pernía, 279
8º Genaro Rasetto, 231
9º Fabricio Pezzini, 225
10º Mariano Pernía, 207
11º Enzo Gianfratti, 204
12º Adrián Chiriano, 170
13º Léo Reis, 149
14º Maria Nienkötter, 127
15º Luis Ramírez, 117
16º Santino Balerini, 52
17º Joaquín Cafaro, 46
18º Benjamín Hites, 38
19º Exequiel Bastidas, 36
20º Fernando Croce, 31
21º Juan Manuel Casella, 29
22º Marcos Regadas , 27
23º Carlos Silva, 20
24º Celso Neto, 13
25º Ernani Kuhn, 13
26º Bruno Massa, 11
27º Tomás Fernández, 3

TCR South America Banco BRB, Copa Trophy, classificação do campeonato
1º Adrián Chiriano (ARG), 212
2º Enzo Gianfratti (BRA), 192
3º Maria Nienkötter (BRA), 148
4º Fernando Croce (BRA), 30
5º Carlos Silva (URU), 21
6º Marcos Regadas (BRA), 17
7º Bruno Massa (BRA), 12

TCR Brasil Banco BRB, classificação do campeonato
1º Nelson Piquet Jr., 242 pontos (campeão)
2º Raphael Reis, 177
3º Léo Reis, 177
4º Fabián Yannantuoni, 176
5º Enzo Gianfratti, 174
6º Pedro Cardoso, 138
7º Juan Ángel Rosso, 135
8º Adrián Chiriano, 113
9º Tiago Pernía, 103
10º Maria Nienkötter, 92
11º Fernando Croce, 61
12º Celso Neto, 18
13º Bruno Massa, 13

TCR Brasil Banco BRB, Copa Trophy, classificação do campeonato
1º Enzo Gianfratti (BRA), 109 (campeão)
2º Adrián Chiriano (ARG), 83
3º Maria Nienkötter (BRA), 61
4º Fernando Croce (BRA), 32
5º Bruno Massa (BRA), 12
6º Guilherme Reischl (BRA), 2

Programação em Interlagos
Domingo, 14 de dezembro

08h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 – 6ª etapa (20 minutos + 1 volta)
09h40 – BRB Stock Car Pro Series – Warm Up (grupo único)
10h00 – Visitação aos Boxes
12h10 – BRB Stock Car Pro Series – Corrida principal (50 minutos + 1 volta)
14h10 – TCR South America/TCR Brasil Banco BRB – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
15h30 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 – 6ª etapa (30 minutos + 1 volta)

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.