Pedro Cardoso realizou treinos pelo Euroformula Open na Espanha

domingo, 26 de fevereiro de 2017 às 12:30
Pedro Cardoso

Pedro Cardoso

O último final de semana representou o início de uma nova fase na vida (e carreira) para Pedro Cardoso. O piloto brasiliense de 19 anos se tornou agora um morador de Madrid, na Espanha, e teve seu primeiro contato com seu novo equipamento para 2017, o Dallara F312 de Fórmula 3 da equipe Teo Martín Motorsport, com a qual disputará a temporada do Euroformula Open de F3.

O primeiro encontro aconteceu no circuito de Barcelona, palco anual de testes e do GP da Espanha de Fórmula 1, junto com outros 12 competidores. O conjunto carro-motor-pneus é completamente diferente do usado pelo piloto na F3 brasileira em 2016 e Pedro se viu com um equipamento com reações completamente diferentes do que ele estava acostumado até o ano passado.

“O carro é aerodinamicamente mais moderno, os pneus Michelin são muito mais duros e menos aderentes (no Brasil os pneus a gente chamava de “chiclete” de tanto grid que dava) e o motor tem menor cavalaria. Tudo isso junto resulta em um carro completamente diferente e começamos praticamente do zero, tateando e evoluindo a cada treino. Não só com o carro mas também na parte de entrosamento com os novos engenheiros e mecânicos”, relata Pedro, que já tem no currículo o título da F4 Sul-americana.

Depois de oito sessões e 140 voltas, o que corresponde a nada menos que 8,2 corridas do Euroformula Open no circuito espanhol, Pedro não só ficou feliz com a evolução como recebeu um belo elogio do novo chefe, o experiente Teo Martín, nas redes sociais: “Pedro, muito bom trabalho! Muito bom ter você na Espanha e vamos trabalhar duro para colher os frutos. Muito obrigado pelo bom trabalho de todo o fim de semana”, elogiou o dono do time.

“Muito bom receber um elogio desses na primeira semana de trabalho! É um trabalho de formiguinha e nossa evolução foi notória. Agora vamos buscar manter esse nível na próxima sessão de testes que acontece daqui duas semanas em Paul Ricard, na França, mais uma pista nova e que tem história com a F1. Enquanto isso vou buscando me familiarizar melhor com essa vida nova aqui em Madrid”, completa. Separamos abaixo alguns números e curiosidades sobre o encontro de Barcelona do Winter Series.

Total de voltas: 140 (o que corresponde a 8,2 corridas da categoria no local);
Voltas por dia: 70 no dia 1; 75 no dia 2;
Km percorridos: 674,975 (a distância entre Belo Horizonte (MG) e Sorocaba (SP), por exemplo);
Jogos de pneus utilizados: quatro jogos 0 Km e quatro jogos usados com quilometragem entre 30 e 80 km.
Melhor tempo: 1min39s063 (média de 169,165 km/h), registrado no TL5;
(Melhor tempo da sessão: Petri Florescu, 1min38s402, média de 170,301 km/h);
Velocidade máxima obtida: 236,324 km/h, registrado no TL5;
(Maior velocidade máxima obtida: Devlin de Francesco, 238,938).

Resultado combinado dos dois dias de treinos em Barcelona:

1. Petri Florescu (ROM/Campos), 1min38s402
2. Ameya Vaidyanathan (IND/Carlin), 1min38s498
3. Jannes Fittje (ALE/Fortec), 1min38s550
4. Nikita Troitckii (RUS/Drivex), 1min38s642
5. Thiago Vivacqua (BRA/Campos), 1min38s705
6. Matheus Iorio (BRA/Campos), 1min38s729
7. Devlin De Francesco (CAN/Carlin), 1min39s051
8. Pedro Cardoso (BRA/Teo Martín), 1min39s063
9. Eliseo Martínez (ESP/Teo Martín), 1min39s083
10. Christian Hahn (BRA/Drivex), 1min39s110
11. Alfonso Celis Jr. (MEX/Fortec), 1min39s268
12. Marta Garcia (ESP/Campos), 1min39s809
12. Daniel Pronenko (RUS/BVM), 1min40s033

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.