Pato O’Ward revela que esteve perto de vaga na F1

sábado, 18 de janeiro de 2025 às 16:15

Pato O’Ward

O piloto da McLaren na Fórmula Indy, Pato O’Ward, revelou que assinou um contrato com a Red Bull para correr pela sua equipe satélite de F1 em 2019, antes que a FIA revertesse a decisão de lhe dar uma superlicença.

O’Ward, que agora é um piloto importante na Indy, se juntou à equipe júnior da Red Bull em 2019 e foi vinculado a uma mudança para a F1. O piloto mexicano declarou que recebeu uma superlicença do diretor de corridas da F1, Charlie Whiting, que faleceu na véspera da temporada de 2019.

Falando no podcast Creativo, O’Ward afirmou que havia concordado com os termos para correr pela equipe satélite da Red Bull – antes que a FIA optasse por intervir. “Helmut Marko realmente me contratou”, disse ele. “Assinei um contrato de Fórmula 1 para entrar na vaga da Toro Rosso no final de 2019″.

“No final daquele ano, Charlie Whiting, que estava no comando da FIA, morreu – aquele que já havia aprovado minha superlicença. (Mas) eles não queriam me dar a licença porque eu ia tirar o lugar de um francês. Era uma questão política”, explicou.

O’Ward provavelmente está se referindo a Pierre Gasly, que foi rebaixado de volta para a Toro Rosso no meio de 2019 após uma meia temporada difícil na equipe sênior Red Bull.

O’Ward foi então enviado para a Super Fórmula no Japão em uma tentativa de obter os pontos necessários para adquirir uma superlicença, no entanto, ele afirmou que “não conseguiu pontos porque não era o campeonato completo”.

Outros problemas surgiram quando a FIA optou por não contar seu sucesso na Indy Lights em 2018, que teve apenas sete carros de corrida em tempo integral. “Eu tinha os pontos, mas eles não queriam contar os pontos do campeonato da Indy Lights por causa do número de carros”, comentou o piloto de 25 anos.

“Eles não me deram os pontos, depois disso eu tive que romper com a Red Bull. Eles não podiam me usar. Mas eu ia correr como piloto quando Gasly estava competindo com Max Verstappen na Red Bull”, concluiu.

Além de suas funções na IndyCar pela McLaren, O’Ward participou de várias sessões de treinos livres de F1 com a equipe baseada em Woking.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.