Pastor Maldonado – GP da Espanha – 16/05/2012

quarta-feira, 16 de maio de 2012 às 17:24

F112-maldonado-espanha-domingo350Nome: Pastor Maldonado. Nascimento: 10/03/1985, em Maracay, Aragua (Venezuela). Equipe: Williams-Renault (F1). Títulos: Campeão Italiano de Fórmula Renault (2004); Campeão da GP2 (2010).

Pastor Maldonado conquistou a primeira vitória de sua carreira e da Venezuela na Fórmula 1 no GP da Espanha disputado neste domingo (13/05) em Barcelona, dando à Williams seu primeiro triunfo desde 2004. Ele também foi o quinto vencedor diferente em cinco etapas na temporada 2012. Seus mais próximos perseguidores foram Fernando Alonso, da Ferrari, que chegou em segundo, com Kimi Raikkonen (Lotus) completando o pódio.

Maldonado não largou bem e foi ultrapassado por Alonso no trecho até a primeira curva. Raikkonen saiu forte e deixou seu companheiro Romain Grosjean para trás, subindo para terceiro.  Os pilotos da Red Bull foram os primeiros a parar, com Mark Webber e Sebastian Vettel entrando para a troca de pneus nas voltas 7 e 8, respectivamente. Com a conclusão da primeira rodada de pit-stops, a ordem na frente permaneceu inalterada.

Nico Rosberg (Mercedes) abriu a segunda rodada de paradas na volta 23. Maldonado antecipou seu pit-stop em relação a Alonso e tomou a liderança do espanhol. Raikkonen e Grosjean continuaram em terceiro e quarto. O líder fez sua última parada na volta 42 e perdeu um pouco de tempo devido a um ligeiro problema na troca do pneu traseiro esquerdo, mas voltou andando forte com pneus novos e se manteve à frente de Alonso quando o piloto da Ferrari parou. Raikkonen assumiu temporariamente a liderança antes de ser ultrapassado pela dupla e fazer seu pit-stop final na 49ª volta.

Maldonado suportou a pressão de Alonso sem cometer erros e garantiu sua primeira vitória. No final, o próprio Alonso precisou se defender de Raikkonen, que tinha pneus mais novos graças à sua estratégia diferente. O finlandês chegou colado no espanhol, mas a ordem não mudou.

Pastor Maldonado chegou à F1 em 2011 após quatro temporadas na GP2. Seu melhor resultado foi em 2010, quando foi campeão pela equipe Rapax. Teve um total de 10 vitórias na categoria, e também passou pelas escuderias Trident, Piquet Sports e ART Grand Prix. Antes disso, havia sido campeão da Fórmula Renault Italiana em 2004.

Já na Williams, com um carro fraco em mãos e tendo como companheiro o veterano brasileiro Rubens Barrichello, o venezuelano obteve apenas um ponto em sua temporada de estreia, com uma décima posição no GP da Bélgica. Neste ano, com um melhor equipamento e tendo o brasileiro Bruno Senna ao seu lado, Maldonado já vem mostrando as suas garras, tendo marcado pontos com um oitavo lugar no GP da China e, claro, com a vitória maiúscula obtida na Espanha. Por isso, ele é o Piloto da Semana do Autoracing!

Pastor Maldonado (F1) obteve a vitória entre os internautas com 64,8% dos votos. Lewis Hamilton (F1) ficou na segunda posição com 10,5% dos votos.

Texto: Eduardo Behling e Leandro Schmidt – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.