Pascal Wehrlein vence na abertura da Fórmula E 2024 no México

sábado, 13 de janeiro de 2024 às 18:30

Pascal Wehrlein

A corrida de abertura da temporada de Fórmula E de 2024 no México foi vencida por Pascal Wehrlein. Pelo menos, se uma investigação anunciada pelos comissários sobre uma possível infração técnica do alemão não resultar em penalidade de tempo. De qualquer forma, ele foi mais rápido na pista que Sebastien Buemi (segundo) e Nick Cassidy (terceiro). O atual campeão Jake Dennis começou o ano terminando em nono lugar.

Não 22, mas 21 pilotos iniciaram a décima temporada na Fórmula E. Faltou Sergio Sette Camara, pois o brasileiro viu seu carro NIO parar logo na volta para o grid. O azar de Sette Camara aconteceu mais atrás do pole position Pascal Wehrlein, que foi o primeiro na primeira curva assim que o sinal ficou verde, à frente de Sébastien Buemi e Maximillian Guenther.

Atrás deste trio, houve muita ação imediatamente, com os dois carros ABT Cupra no centro das atenções. Primeiro foi Lucas di Grassi quem bateu no muro, pouco depois seu companheiro de equipe Nico Mueller também bateu forte. Este último não foi inteiramente culpado, já que o alemão foi tocado por António Félix da Costa.

O primeiro safety car da temporada foi acionado por Robin Frijns após apenas nove voltas. O holandês largou da sétima posição, mas teve dificuldades para sair da posição devido a um problema técnico. Com isso, ele caiu para P16. Tentando recuperar o terreno perdido, o piloto do Envision bateu no muro ao sair do trecho do estádio.

Depois que os destroços do carro da Envision Racing foram removidos e o safety car necessário voltou aos boxes, foi Buemi quem teve permissão para liderar o grid pela frente. O suíço logo teve que ceder novamente o primeiro lugar para Wehrlein no Porsche. O alemão criou então uma pequena vantagem para o seu experiente rival.

No meio da corrida, o Jaguar de Nick Cassidy ganhou mais vida, tendo claramente poupado energia nas fases iniciais. A equipe inglesa viu Cassidy ultrapassar Guenther primeiro, antes de iniciar a busca pelo número dois Buemi.

Buemi – que também usa um trem de força Jaguar com o Envision – e Cassidy lutaram entre si, mas não conseguiram chegar em Wehrlein, que se libertava lentamente. O alemão conseguiu aumentar a distância e a sua vitória nunca esteve em perigo. Nos momentos finais, os comissários anunciaram que Wehrlein era suspeito de uma infração técnica. Haverá mais investigações sobre isso após a corrida.

Classificação da prova:

Pos. No. Piloto Equipe Carro
1 94 Pascal Wehrlein Porsche Porsche 99X Electric Gen3
2 16 Sebastien Buemi Envision Jaguar I-Type 6
3 37 Nick Cassidy Jaguar Jaguar I-Type 6
4 7 Maximilian Guenther Maserati Maserati Tipo Folgore
5 9 Mitch Evans Jaguar Jaguar I-Type 6
6 25 Jean-Eric Vergne DS Penske DS E-TENSE FE23
7 5 Jake Hughes McLaren Nissan e-4ORCE 04
8 2 Stoffel Vandoorne DS Penske DS E-TENSE FE23
9 1 Jake Dennis Andretti Porsche 99X Electric Gen3
10 17 Norman Nato Andretti Porsche 99X Electric Gen3
11 22 Oliver Rowland McLaren Nissan e-4ORCE 04
12 23 Sacha Fenestraz Nissan Nissan e-4ORCE 04
13 48 Edoardo Mortara Mahinda Mahindra M10Electro
14 8 Sam Bird McLaren Nissan e-4ORCE 04
15 21 Nyck de Vries Mahinda Mahindra M10Electro
16 18 Jehan Daruvala Maserati Maserati Tipo Folgore
17 51 Nico Mueller Abt Cupra Mahindra M10Electro
18 33 Dan Ticktum ERT ERT X24
19 4 Robin Frijns Envision Jaguar I-Type 6
20 13 Antonio Felix da Costa Porsche Porsche 99X Electric Gen3
21 11 Lucas di Grassi Abt Cupra Mahindra M9Electro
22 3 Sergio Sette Camara ERT ERT X24

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.