Paolo Filisetti: Novo carro da Racing Bulls é um clone do RB19

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024 às 14:04

O analista técnico Paolo Filisetti do site Racing News, disse que chamar o novo VCARB-01 de clone do RB19 pode ser considerado um eufemismo.

O carro da equipe de Faenza não só incorpora praticamente todas as características do absolutamente dominante carro da Red Bull de 2023, como também leva os seus conceitos ao extremo e integra elementos vistos em outros carros rivais.

O VCARB-01 já parte do conceito do RB19 no que diz respeito à suspensão, com a dianteira pull-rod e a traseira multi-link conectada à caixa de câmbio também herdada da Red Bull da temporada passada.

Os sidepods tiveram uma extrema redução de seus volumes e entradas de ar menores. A seção do canal entre os sidepods e o assoalho foi maximizada pelos projetistas, aproveitando efetivamente os cones anti-intrusão laterais. Isto gera uma placa do tipo ‘mini bargeboard’, integrado ao assoalho do carro e foi possível graças a um arranjo muito compacto de todos os elementos da UP.

O perfil superior do sidepod é inclinado como no RB19, mas também integra o canal superior característico do Aston Martin e do Alpine do ano passado. A ventilação traseira é enorme para garantir uma troca de calor adequada, mas também para energizar o fluxo de ar em direção à asa inferior traseira.

Nenhuma abertura – nem do tipo veneziana – (provavelmente algumas horizontais na base do capô do motor serão usadas em clima quente) foram colocadas na carroceria agora. A parte inferior traseira da carroceria é muito estreita, envolvendo efetivamente a caixa de câmbio, o que caracteriza toda a parte mecânica do eixo traseiro.

O formato do nariz é interessante, terminando na altura do bordo de ataque da asa dianteira, mas, acima de tudo, destaca uma seção inferior esculpida que se conecta ao perfil inferior da quilha do chassi. Os detalhes deste carro são muito requintados e denotam o cuidado típico de uma equipe de ponta e não de uma equipe júnior.

A ambição do grupo Red Bull em aumentar o nível de competitividade do carro de sua equipe junior é muito evidente. Também dá uma ideia do quanto o RB20 poderia ser ainda mais extremo em seus conceitos, a partir do altíssimo nível de estudo aerodinâmico do VCARB-01.

Parece razoável pensar que os dois carros serão baseados em bases conceituais que podem ser perfeitamente integradas entre si, favorecendo o desenvolvimento coerente de ambos os carros. Uma estratégia que dificilmente será bem aceita pelas equipes rivais, vendo a renovada equipa de Faenza no papel de uma parceira perigosa na pista da já dominante Red Bull.

Nota do editor: A segunda e a terceira imagens acima são de Paolo Filisetti para o site Racing News

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.