Palou vence na estratégia em Portland e retoma liderança da Indy

domingo, 12 de setembro de 2021 às 19:25

Alex Palou

Alex Palou deu a volta por cima após uma escapada na largada para vencer a 14ª etapa da Fórmula Indy 2021, em Portland. Foi a terceira vitória do piloto da Ganassi, que retomou a liderança do campeonato com 25 pontos de vantagem sobre Pato O’Ward (Arrow McLaren SP).

Os pilotos que vinham na frente passaram reto na primeira curva após a largada: Palou, Alexander Rossi (Andretti), Scott Dixon (Ganassi) e Felix Rosenqvist (McLaren). Hélio Castroneves (Meyer Shank), Romain Grosjean (Dale Coyne), James Hinchcliffe (Andretti), Oliver Askew (RLL) e Will Power (Penske) foram atingidos no bolo e ficaram parados.

O’Ward assumiu a liderança, com Graham Rahal (RLL) em segundo. Os pilotos que escaparam na curva um adiantaram seu primeiro pit stop e fizeram um total de três, e a estratégia deles se mostrou a mais acertada, pois ficaram na frente após todas as paradas.

O’Ward, Marcus Ericsson (Ganassi) e três dos quatro carros da Penske (Scott McLaughlin, Simon Pagenaud e Power) aproveitaram uma segunda bandeira amarela, acionada na 52ª volta para retirada dos carros de Carum Ilott e Dalton Kellett, para fazer seus segundos pit stops: acabariam parando três vezes também. Mas sem sucesso

Rahal liderava até antes de sua segunda e última parada, seguido por Ed Jones (Dale Coyne) e Jack Harvey (Meyer Shank), com táticas similares. Mas eles também perderam posições após seus pit stops.

Palou voltou então na frente no final, seguido por Rossi e Dixon, comprovando portanto a vantagem de quem adiantou suas paradas na nona volta. Nem mesmo mais duas bandeiras amarelas, causadas por toque entre Pagenaud e Power e depois por Askew, mudaram o panorama.

Harvey foi o melhor entre os pilotos que pararam duas vezes, em quarto, seguido por Josef Newgarden (Penske) e Rosenqvist. Ericsson foi sétimo, sendo o melhor em sua estratégia de três paradas. Colton Herta (Andretti) ultrapassou McLaughlin no final para chegar em oitavo. Rahal foi apenas décimo. O’Ward, antigo líder do campeonato, terminou em P14.

Classificação da prova:

POS PILOTO CARRO MARCA VOLTAS GRID LIDERADAS PONTOS BÔNUS PÊNALTI
1 Alex Palou 10 Honda 110 1 29 52 2 0
2 Alexander Rossi 27 Honda 110 2 0 40 0 0
3 Scott Dixon 9 Honda 110 3 4 36 1 0
4 Jack Harvey 60 Honda 110 20 5 33 1 0
5 Josef Newgarden 2 Chevrolet 110 18 0 30 0 0
6 Felix Rosenqvist 7 Chevrolet 110 4 0 28 0 0
7 Marcus Ericsson 8 Honda 110 10 1 27 1 0
8 Colton Herta 26 Honda 110 6 0 24 0 0
9 Scott McLaughlin 3 Chevrolet 110 15 5 23 1 0
10 Graham Rahal 15 Honda 110 5 36 23 3 0
11 Ed Jones 18 Honda 110 8 2 20 1 0
12 Takuma Sato 30 Honda 110 26 0 18 0 0
13 Will Power 12 Chevrolet 110 14 0 17 0 0
14 Pato O’Ward 5 Chevrolet 110 7 28 17 1 0
15 Ryan Hunter-Reay 28 Honda 110 27 0 15 0 0
16 Conor Daly 20 Chevrolet 110 16 0 14 0 0
17 Rinus VeeKay 21 Chevrolet 110 25 0 13 0 0
18 Sebastien Bourdais 14 Chevrolet 110 12 0 12 0 0
19 Max Chilton 59 Chevrolet 110 11 0 11 0 0
20 Jimmie Johnson 48 Honda 110 22 0 10 0 0
21 Simon Pagenaud 22 Chevrolet 109 23 0 9 0 0
22 Romain Grosjean 51 Honda 95 21 0 8 0 0
23 Helio Castroneves 06 Honda 91 17 0 7 0 0
24 Oliver Askew 45 Honda 89 9 0 6 0 0
25 Callum Ilott 77 Chevrolet 77 19 0 5 0 0
26 Dalton Kellett 4 Chevrolet 50 24 0 5 0 0
27 James Hinchcliffe 29 Honda 1 13 0 5 0 0

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.