Palou muda de ideia de novo e entra em rota de colisão com a McLaren

sábado, 12 de agosto de 2023 às 9:40

Alex Palou

Ficou claro que Alex Palou está em rota de colisão com a McLaren. O espanhol de 26 anos assinou verbalmente um contrato na Fórmula Indy para 2024 com a equipe britânica, mas não tem intenção de realmente cumprir esse compromisso. Palou informou isso ao CEO Zak Brown, que posteriormente informou toda a equipe Arrow McLaren Racing sobre a situação por meio de uma carta.

Após a temporada de 2022, Palou planejou deixar a Chip Ganassi Racing e guiar pela McLaren. Ainda assim, Chip Ganassi acionou unilateralmente uma opção no contrato de Palou, o que fez parecer que ele teria que ficar mais tempo por lá de qualquer maneira.

Na época, porém, a McLaren já havia anunciado que Palou pilotaria para eles em 2023. Ambas as equipes alegaram ter um contrato válido legalmente, obrigando a Justiça a investigar o assunto.

No final, as duas equipes chegaram a um acordo. Palou correria pela Chip Ganassi em 2023, mas poderia completar os testes de F1 pela McLaren, além de seus compromissos na Indy. Portanto, Brown e seus consortes investiram muito tempo e dinheiro em Palou este ano, mas agora voltam para casa frios após o anúncio de Palou.

“Isso é incrivelmente decepcionante, considerando o compromisso que ele assumiu conosco direta e publicamente e nosso investimento significativo nele com base nesse compromisso. Dedicamos muito tempo, dinheiro e recursos nos preparando para receber Alex em nossa equipe porque acreditamos nele, e estávamos ansiosos pelas vitórias na Indy com ele. Saindo de sua disputa de equipe no outono passado, Alex nos garantiu seu compromisso com a Arrow McLaren refletido no contrato que firmou conosco”, escreve Brown, que ainda afirma que o os custos que Palou incorreu no ano passado foram pagos pela McLaren.

Várias vezes este ano, Palou disse que correria pela McLaren no próximo ano, mas essas promessas parecem não valer nada. “Fizemos a ele um primeiro pagamento significativo pela sua temporada de 2024, além dos milhões de dólares para desenvolvê-lo em nosso programa de testes de F1 e em sua função de piloto reserva com uma potencial direção na F1 no futuro. Infelizmente, parece que nossa crença, compromisso, investimento e confiança em Alex foram equivocados, pois não estão sendo retribuídos”, disse Brown na carta divulgada pela Associated Press.

O que está por trás disso? Será que o piloto espanhol tem uma chance em uma equipe rival da McLaren na Fórmula 1, como a AlphaTauri ou a Williams, e para isso precisa se livrar do compromisso com os britânicos? Ou apenas deseja ficar na Indy na Chip Ganassi, notadamente a equipe mais vitoriosa nos últimos anos, pela qual está prestes a ser campeão pela segunda vez?

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.