Palou confirma seu primeiro título na Indy; Herta vence em Long Beach

domingo, 26 de setembro de 2021 às 18:40

Alex Palou

Colton Herta obteve sua terceira vitória na temporada e sexta na carreira em Long Beach. Mas o destaque da última etapa da Fórmula Indy 2021 é Alex Palou, que confirmou o título!

Em seu segundo ano na categoria e primeiro na Chip Ganassi, Palou tornou-se com o quarto posto na famosa pista de rua o primeiro espanhol a ser campeão na Indy. Também foi o 14º título da equipe na categoria.

Palou precisava apenas de um 12º lugar para garantir a taça. Mas seu trabalho foi facilitado logo no final da primeira volta, quando seu maior rival, Pato O’Ward, rodou após ser tocado por Ed Jones (Dale Coyne). Depois, com danos na suspensão, o piloto da Arrow McLaren SP pararia pela pista na 19ª volta.

Outro com chance remota de título era Josef Newgarden, que precisava vencer. O piloto da Penske saiu na pole e se manteve na frente no início, mas foi superado por Colton Herta na 32ª volta, terminando em segundo.

O piloto da Andretti, que largou fora do top 10, fez uma corrida muito agressiva e era sexto após o primeiro pit stop. Saiu em terceiro dos boxes, e passou antes de Newgarden por Scott Dixon (Ganassi), na 31ª volta.

Depois, foi só esperar as paradas de pilotos que vinham em sequências diferentes de paradas. Graham Rahal (RLL) parou pela última vez a 21 voltas do final, quando Herta assumiu a ponta em definitivo.

Newgarden chegou logo atrás, seguido por Dixon e Palou, que fez uma corrida relativamente sossegada. Simon Pagenaud (Penske) terminou em quinto e Alexander Rossi (Andretti) em sexto.

Hélio Castroneves largou em terceiro, manteve a posição na largada e ficou na pista por 15 voltas a mais que seus rivais, assumindo a liderança. Mas sua estratégia não funcionou e ele cruzou apenas em 20º.

A prova teve quatro bandeiras amarelas, as duas primeiras pelos incidentes com O’Ward. Marcus Ericsson (Ganassi) bateu na 26ª volta e Oliver Askew (RLL) e Conor Daly (Carpenter) a 24 do final. Romain Grosjean (Dale Coyne), que fez mais uma corrida com ultrapassagens e nas primeiras posições, abandonou após tocar no muro.

Classificação da prova:

Pos Carro Piloto Equipe Motor
1 26 Colton Herta Andretti Honda
2 2 Josef Newgarden Penske Chevrolet
3 9 Scott Dixon Ganassi Honda
4 10 Alex Palou Ganassi Honda
5 22 Simon Pagenaud Penske Chevrolet
6 27 Alexander Rossi Andretti Honda
7 60 Jack Harvey Meyer Shank Honda
8 14 Sebastien Bourdais Foyt Chevrolet
9 30 Takuma Sato RLL Honda
10 12 Will Power Penske Chevrolet
11 3 Scott McLaughlin Penske Chevrolet
12 18 Ed Jones Coyne/Vasser Honda
13 7 Felix Rosenqvist McLaren SP Chevrolet
14 29 James Hinchcliffe Andretti Steinbrenner Honda
15 59 Max Chilton Carlin Chevrolet
16 15 Graham Rahal RLL Honda
17 48 Jimmie Johnson Ganassi Honda
18 11 Charlie Kimball Foyt Chevrolet
19 4 Dalton Kellett Foyt Chevrolet
20 6 Helio Castroneves Meyer Shank Honda
21 20 Conor Daly Carpenter Chevrolet
22 45 Oliver Askew RLL Honda
23 28 Ryan Hunter-Reay Andretti Honda
24 51 Romain Grosjean Coyne/RWR Honda
25 21 Rinus VeeKay Carpenter Chevrolet
26 77 Callum Ilott Juncos Hollinger Chevrolet
27 5 Patricio O’Ward McLaren SP Chevrolet
28 8 Marcus Ericsson Ganassi Honda

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.