Palhaçada terem punido o Schumacher

terça-feira, 11 de janeiro de 2011 às 19:23

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Não é difícil ver porque tanta gente está chamando Schumacher de “sujo” após ele ter sido punido e tirado da sexta posição da corrida em Monte Carlo.

Schumacher pode ter sido sujo ou “espertinho demais” no passado, mas desde que voltou às pistas no começo desta temporada, seu comportamento tem sido acima de qualquer suspeita. Ele pode aprontar alguma no futuro? Seu histórico diz que sim, mas outros também podem. O fato é que ele não aprontou nada ainda.

No final da costumeira “procissão” de Mônaco, a ultrapassagem de Schumacher sobre Alonso pareceu um lance de inteligência aproveitando uma bobeada do campeão espanhol.

Mas Schumacher foi punido por isto e muitos ficaram frustrados. Essa frustração não deve ser direcionada aos comissários da FIA e provavelmente nem a Schumacher, mas sim ao regulamento contraditório e mal escrito.

Enquanto a parte relevante da regra diz:

40,13: Se a corrida terminar enquanto o safety car estiver implantado, ele vai entrar no pitlane no final da última volta e os carros terão a bandeira quadriculada normalmente, sem ultrapassagens.

Essa regra foi criada o ano passado, mas o que mudou para este ano foi a introdução de uma “linha do safety-car” – o ponto após o qual os pilotos podem ultrapassar quando a corrida é reiniciada. A Mercedes acreditou que a corrida estava reiniciada na linha do safety car.

Por que a Mercedes acreditou nisso e mandou seus pilotos acelerarem a partir do ponto que o safety-car entrou no pit? Porque – como disse Ross Brawn -, foram mostradas bandeiras e luzes verdes imediatamente após o safety-car deixar a pista. Em ocasiões anteriores, quando foi necessário completar uma corrida sob um safety-car, as bandeiras e luzes amarelas foram mantidas, como em Melbourne 2009.

Portanto a explicação de Ross Brawn até aí não é absurda, ao contrário, é bem razoável. O problema é que se a interpretação de Ross Brawn estivesse correta, teríamos uma situação estranha, onde os pilotos seriam autorizados a correr a partir da linha do safety-car até a linha de chegada. Esse cenário parece ser o que o artigo 40,13 foi escrito para impedir.

Mas por que foram mostradas luzes e bandeiras verdes logo que o safety-car entrou no pit? O regulamento diz:

“Com o safety-car se aproximando da entrada do pit, bandeiras amarelas e placas de SC serão retiradas e substituídas por bandeiras verdes com luzes verdes na Linha. Estas serão exibidas até o último carro cruzar a Linha.”

Pergunto: Qual linha? Linha do safety-car ou linha de chegada?

No entanto, a bandeira verde estava visível antes da linha de chegada quando Schumacher passou Alonso. Isto faz a confusão da Mercedes ser ainda mais compreensível.

Então temos novamente uma situação onde o regulamento não é absolutamente claro, portanto passível de mais de uma interpretação.

A punição: Se o caso tivesse acontecido no meio da corrida, os comissários poderiam escolher entre alguma das punições previstas no regulamento. Mas como aconteceu nas últimas 5 voltas, a única punição que restou foi aplicar um time penalty de 20 segundos em Schumacher.

Meu veredicto: Uma vez que o regulamento não é claro o suficiente, considero a punição fora de propósito, completamente excessiva. Schumacher deveria per perdido apenas a posição que ganhou de Alonso e não ser jogado da 7ª para a 12ª posição.

A Mercedes faz muito bem em recorrer e se o tribunal de apelação usar o bom senso, vai diminuir a punição a Schumacher – fazendo com que ele perca somente uma posição e mandando a FIA reescrever essa parte do regulamento.

Veja o video e repare as bandeiras verdes sendo agitadas, assim como Alonso tentando defender sua posição acelerando e derrapando na saída da curva Rascasse.

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Um abraço e até a próxima!

Adauto Silva
adauto@autoracing.com.br

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