Otmar Szafnauer sondando Mattia Binotto para a Alpine?

terça-feira, 16 de maio de 2023 às 13:51

Mattia Binotto

Otmar Szafnauer, chefe da equipe Alpine, recentemente muito criticado pelo CEO Laurent Rossi, foi visto circulando pela hospitalidade da Ferrari em Miami, provocando conversas sobre seu futuro e o do ex-diretor da Ferrari, Mattia Binotto.

Não tem sido um início de temporada dos mais bem sucedidos para a equipe francesa em 2023, que tem sofrido altos e baixos desde o Bahrain, mais baixos do que altos.

Seu CEO não ficou impressionado e antes do GP de Miami, ele lançou uma avaliação contundente do desempenho da equipe, “inaceitável” e “amador” palavras particularmente contundentes sobre o que ele está achando do desempenho.

E esses foram os comentários que o apresentador do podcast F1 Nation, Tom Clarkson, sentiu que realmente serviram para “queimar o filme” na Alpine.

“Vamos ser honestos, ele queimou o filme, não foi?” Clarkson afirmou.

“Ele disse que a equipe é um bando de diletantes e amadores e todas essas descrições diferentes, e ninguém na equipe gostou disso. E ninguém mais do que o chefe da equipe, Otmar Szafnauer. Agora, acho muito difícil.”

Embora tais comentários tenham sido bastante fortes, Clarkson apontou que Rossi “não é um homem estúpido” e, portanto, acredita que deve haver um “motivo oculto” por trás de suas ações. E isso poderia ser um pensamento sobre o ex-chefe da Ferrari, Binotto?

O homem de longa data da Ferrari entregou sua renúncia ao cargo de chefe da equipe e diretor técnico no final da temporada passada e agora está cumprindo uma quarentena de 12 meses imposta pela Ferrari.

Clarkson revelou, porém, que quando a gravação do F1 Nation estava ocorrendo em Miami, Szafnauer foi visto entrando e saindo da hospitalidade da Ferrari várias vezes, alguém que Clarkson considera que agora está muito sob pressão.

Um pensamento que Clarkson tinha em mente era que Szafnauer poderia estar procurando informações sobre o status de Binotto, com Alpine talvez tendo decidido que Binotto “é o objetivo final agora para comandar a equipe no lugar de Otmar”.

“O homem sob pressão é Otmar Szafnauer”, acrescentou Clarkson.

“E, curiosamente, quando Pedro de la Rosa e eu estávamos gravando este Podcast na semana passada no paddock de Miami, em um ponto estávamos fora da área de hospitalidade da Ferrari, e Otmar Szafnauer entrou e saiu da área de hospitalidade da Ferrari várias vezes.”

“E eu estou tentando descobrir o que era tudo isso.”

O jornalista italiano Roberto Chinchero, que também apareceu no Podcast, confirmou que Binotto está “respeitando perfeitamente” sua quarentena e, portanto, não deu nenhuma atualização sobre seu status.

Mas no ponto de vista de Clarkson de que talvez a Alpine favoreça Binotto em vez de Szafnauer para comandar a equipe Alpine, Chinchero questionou se um novo papel principal da equipe seria realmente do interesse de Binotto.

Talvez, em vez disso, o “papel de diretor técnico” seja algo que a Alpine poderia ter em mente para ele? Isso, em teoria, faria mais sentido para o motivo de Szafnauer estar perambulando pela hospitalidade da Ferrari.

E o campeão mundial de F1 de 1996, Damon Hill, disse que isso estaria de acordo com sua crença de longa data de que o papel de chefe de equipe não era o adequado para Binotto, que ele ainda acredita que a Ferrari se beneficiaria em trazê-lo de volta a bordo como diretor técnico.

“Achei que não era o papel certo para ele”, disse Hill. “Ele é técnico e acho que é muito importante para a equipe, acho que tem um talento enorme.

“Eu o traria de volta e diria que você pode cuidar de todo o lado técnico das coisas.”

“Existe outro aspecto em ser um chefe de equipe, no qual acho que algumas pessoas são boas. Quero dizer, muito disso é sobre discutir dinheiro ou a estratégia de marketing da F1.”

“Pode não ser o foco principal dele, pode não ser algo que você ama de paixão. Mas fiquei surpreso que eles (Ferrari) não tenham conseguido encaixar os dois em [Binotto e Vasseur], porque acho que Fred Vasseur é esse tipo de cara, ele entende de corrida, mas não muito da parte técnica.”

É uma corrida em casa para a equipe Ferrari, já que a Fórmula 1 segue para Imola para o Grande Prêmio da Emilia Romagna, enquanto a Alpine tentará tirar o P5 da McLaren na classificação de Construtores, com as equipes atualmente empatadas em 14 pontos.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.