Oscar Piastri domina o GP do Bahrain
domingo, 13 de abril de 2025 às 13:40
Oscar Piastri
Oscar Piastri, da McLaren, se tornou o primeiro vencedor repetido da temporada 2025 da Fórmula 1 depois de dominar o GP do Bahrain.
George Russell (Mercedes) suportou a pressão de Lando Norris nas últimas voltas para chegar em segundo. Com o terceiro lugar, o britânico da McLaren manteve a liderança do campeonato.
Piastri foi brevemente ameaçado por Russell na freada para a primeira curva, mas o australiano conseguiu manter a liderança.
Enquanto isso, seu companheiro de equipe recebeu uma punição de cinco segundos por estar fora de posição no grid quando as luzes se apagaram.
Norris cumpriu a penalização na volta 11, quando fez um pit stop para colocar pneus médios; Max Verstappen (Red Bull) entrou na mesma volta, colocando pneus duros.
Russell parou algumas voltas depois e retornou em segundo. Piastri trocou para pneus médios na passagem seguinte e se manteve à frente da Mercedes.
Tendo se comprometido a usar o composto médio no início da corrida, ao contrário das equipes rivais com os macios, a Ferrari chamou seus dois pilotos no final da volta 17 para colocar outro jogo de médios.
Verstappen começou a enfrentar dificuldades com seus pneus duros e acabou sendo ultrapassado por Kimi Antonelli (Mercedes) e Lewis Hamilton (Ferrari).
Mais à frente, Charles Leclerc (Ferrari) atacou Norris e assumiu a terceira colocação com uma ultrapassagem na volta 25.
Hamilton também fez bom uso de seus pneus médios; após superar Verstappen, o heptacampeão mundial deixou Antonelli e Esteban Ocon (Haas) para trás.
Na volta 27, Verstappen encerrou seu stint com pneus duros e fez sua segunda parada, colocando os médios.
No entanto, a corrida sofreu uma reviravolta na 32ª volta, quando um safety car foi acionado para limpar os destroços na curva 3, onde houve um pequeno toque entre Yuki Tsunoda (Red Bull) e Carlos Sainz (Williams).
A maior parte do grid parou sob o safety car, mas as opções de pneus variaram. Ambas as McLarens optaram pelos médios, enquanto a Ferrari escolheu os duros.
A Mercedes preferiu o macio e Russell tentou pressionar o líder Piastri na relargada, mas o piloto da McLaren não se abalou.
Após uma batalha com Hamilton que o obrigou a devolver a posição após uma ultrapassagem fora da pista, Norris consolidou o quarto lugar com uma manobra bem-sucedida na curva 4.
Enquanto perseguia Leclerc pela última posição no pódio, Norris travou na primeira curva e perdeu um pouco de tempo. Porém, ele se aproximou novamente e ultrapassou por fora na curva 4.
Nas voltas finais, Norris atacou Russell buscando o segundo lugar, mas não conseguiu a ultrapassagem e teve de se contentar com o último degrau do pódio.
Leclerc ficou em quarto e Hamilton em quinto, um resultado positivo após suas dificuldades durante a classificação.
Pierre Gasly (Alpine) mostrou um ritmo forte ao longo de toda a prova e cruzou a linha em sétimo, sendo ultrapassado por Verstappen no final.
Uma estratégia forte de Haas rendeu uma chegada dupla nos pontos para a equipe americana, com Ocon e Oliver Bearman recebendo a bandeira quadriculada em oitavo e 10º, respectivamente.
Tsunoda marcou seus primeiros pontos pela Red Bull ao cruzar a linha em nono lugar.
Classificação da prova:
f1, formula 1, gp do bahrain, mclaren, noticias f1, oscar piastri, vitoria
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.