Oscar Piastri domina o GP da Espanha

domingo, 1 de junho de 2025 às 11:40

GP da Espanha

Oscar Piastri conquistou sua quinta vitória da temporada no GP da Espanha e ampliou sua vantagem na liderança do campeonato.

Entretanto, a corrida terminou em atrito quando os comissários anunciaram que investigariam Max Verstappen por colidir com George Russell na curva 5.

Verstappen perseguiu os pilotos da McLaren durante toda a prova, mas foi atacado após um período de safety car nas últimas voltas.

Ele largou bem e assumiu o segundo lugar atrás de Piastri, mas não conseguiu segurar Lando Norris, que o ultrapassou no final do primeiro stint.

A Red Bull optou por ser agressiva, mudando a estratégia de Verstappen para três paradas. Ele se aproximou das McLarens e fez último pit stop planejado antes que os dois carros papaia fizessem o segundo. Porém, Piastri e Norris se mantiveram à frente, parando nas duas voltas seguintes.

Teria sido o fim da disputa na frente, mas na volta 55, Andrea Kimi Antonelli foi para a brita na curva 10 após sofrer uma falha na unidade de potência.

O safety car foi acionado e os pilotos imediatamente entraram nos boxes. A McLaren trocou para pneus macios usados, mas Verstappen havia esgotado seus jogos do composto e a Red Bull lhe deu pneus duros novos.

Quando o pelotão chegou à reta dos boxes na relargada, Verstappen quase perdeu o controle, o que deu a Charles Leclerc a chance de ultrapassá-lo. O piloto da Ferrari o espremeu e eles se tocaram, um incidente que os comissários estão investigando.

George Russell mergulhou por dentro de Verstappen na curva 1, mas o holandês cortou a chicane e continuou à frente da Mercedes.

Quando Gianpiero Lambiase, engenheiro de corrida de Verstappen, ordenou que ele deixasse Russell passar, o tetracampeão mundial reagiu furiosamente. Ele abriu passagem para Russell ao se aproximar da curva 5, depois acelerou e se tocou com o britânico.

Verstappen inicialmente recuperou a posição, mas em seguida a devolveu. Os comissários lhe aplicaram uma punição de 10 segundos por causar uma colisão, o que o fez cair de quinto para 10º.

Quem se aproveitou melhor da entrada do safety car no final foi Nico Hulkenberg, que tomou a sexta colocação de Lewis Hamilton antes de ser promovido para quinto.

Isack Hadjar terminou em sétimo, à frente de Pierre Gasly, enquanto Fernando Alonso marcou seus primeiros pontos da temporada em nono.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1  Piastri McLaren Mercedes 66 1:32:57.375
2  Norris McLaren Mercedes 66 +2.471s
3  Leclerc Ferrari 66 +10.455s
4  Russell Mercedes 66 +11.359s
5  Hulkenberg Sauber Ferrari 66 +13.648s
6  Hamilton Ferrari 66 +15.508s
7  Hadjar Racing Bulls Honda RBPT 66 +16.022s
8  Gasly Alpine Renault 66 +17.882s
9  Alonso Aston Martin Mercedes 66 +21.564s
10  Verstappen Red Bull Honda RBPT 66 +21.826s
11  Lawson Racing Bulls Honda RBPT 66 +25.532s
12  Bortoleto Sauber Ferrari 66 +25.996s
13  Tsunoda Red Bull Honda RBPT 66 +28.822s
14  Sainz Williams Mercedes 66 +29.309s
15  Colapinto Alpine Renault 66 +31.381s
16  Ocon Haas Ferrari 66 +32.197s
17  Bearman Haas Ferrari 66 +37.065s
18  Antonelli Mercedes 53 abandono
19  Albon Williams Mercedes 27 abandono

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.