Oscar Piastri conquista primeira vitória na F1 na Hungria
domingo, 21 de julho de 2024 às 11:43Oscar Piastri conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP da Hungria, uma corrida ofuscada por uma controversa ordem da McLaren.
Lando Norris ultrapassou Piastri no último pit stop e foi instruído pelo rádio da equipe a devolver a posição, apesar de estar mais de três segundos à frente.
Piastri liderou a prova até as paradas finais, mas depois não conseguiu acompanhar Norris. No entanto, restando apenas três voltas, o britânico tirou o pé e deixou Piastri passar.
Lewis Hamilton garantiu o último degrau do pódio após uma batalha com Max Verstappen que acabou com um toque na curva 1.
Piastri fez a melhor largada quando as luzes se apagaram e deixou seu companheiro de equipe para trás na primeira curva.
Norris também foi superado por Verstappen, mas quatro voltas depois, o holandês foi instruído a devolver a posição após ser investigado por ultrapassar fora da pista na curva 1.
Hamilton foi o primeiro dos protagonistas a parar para colocar pneus duros na volta 16, seguido nos dois giros seguintes por Norris e Piastri, respectivamente.
A Red Bull decidiu deixar Verstappen na pista por mais tempo, chamando o holandês na 21ª volta. Ele caiu para quarto, atrás de Hamilton.
Carlos Sainz entrou na mesma volta que Verstappen, enquanto Charles Leclerc trocou seus pneus médios pelos duros na passagem 23.
Nas primeiras voltas após os pit stops iniciais, os pilotos se acomodaram em um ritmo para não comprometer a vida útil dos pneus.
Na volta 28, Sergio Perez trocou os pneus duros pelos médios, enquanto George Russell, que também teve uma classificação difícil, parou no giro 34.
Verstappen se aproximou de Hamilton na luta pelo terceiro lugar, entrando na janela do DRS na volta 33.
Na volta 35, Verstappen atacou Hamilton depois de uma travada do britânico na curva 1. Contudo, ele saiu da pista na tentativa de ultrapassar por fora na curva 2.
Algumas voltas depois, Hamilton e Leclerc – que havia entrado na briga pelo terceiro lugar – pararam pela segunda vez; primeiro colocou pneus duros e o segundo médios.
Na frente, a diferença entre Piastri e Norris diminuiu depois que o australiano cometeu um erro na curva 11, indo para a área de escape.
Na volta 45, Norris fez um pit stop para colocar outro jogo de pneus médios, com Piastri entrando duas voltas depois e retornando atrás do companheiro.
Verstappen fez sua segunda parada na volta 49 e saiu em quinto, embora com um jogo de pneus novos.
Na batalha pela liderança, a McLaren implorou para Norris devolver a posição para Piastri; ele finalmente obedeceu quando restavam apenas três voltas.
Hamilton garantiu o último degrau do pódio, sobrevivendo ao toque com Verstappen na curva 1. O piloto da Red Bull caiu para quinto na bandeira quadriculada, atrás de Leclerc.
Sainz foi o sexto, enquanto Perez e Russell se recuperaram para terminar em sétimo e oitavo, respectivamente, após suas classificações decepcionantes.
Yuki Tsunoda ficou em nono e Lance Stroll marcou o último ponto.
Classificação da prova:
f1, formula 1, gp da hungria, mclaren, noticias f1, oscar piastri, primeira vitória
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.