Os três pneus mais duros para o retorno de Zandvoort à F1

sexta-feira, 3 de setembro de 2021 às 8:00

Zandvoort

POR QUE ESCOLHEMOS OS PNEUS

Os três compostos mais duros da gama P Zero foram escolhidos pela quarta vez nesta temporada, com Zandvoort e o Grande Prêmio da Holanda voltando ao calendário da Fórmula 1 após 36 anos. O C1 é o P Zero Branco duro, o C2 é o P Zero Amarelo médio e o C3 é o P Zero Vermelho macio.

O retorno do Grande Prêmio da Holanda foi inicialmente agendado para 2020, mas adiado para este ano como resultado da pandemia da Covid-19. Com algumas curvas que geram grandes cargas de energia nos pneus e sem dados anteriores relevantes para recorrer, os pneus mais duros são a escolha mais adequada.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

O circuito de Zandvoort está um pouco diferente da pista que hospedou a Fórmula 1 em 1985. Em particular, as curvas 3 e 14 (em homenagem ao ex-diretor do circuito John Hugenholtz e ao piloto holandês Arie Luyendyk, respectivamente) agora estão inclinadas em torno de 19 graus. Isso é quase o dobro de inclinação da curva em Indianápolis, que é cerca de nove graus – o que significa que os carros serão capazes de fazer essas curvas muito mais rápido do que antes, com mais energia passando pelos pneus.

A curva 14 é feita com pé embaixo, gerando forças superiores a 4g, enquanto há duas curvas com frenagem forte de cerca de 5g: as entradas na curva 1 e curva 11. A curva 7 é outra curva que gera forças laterais de cerca de 5g, feita a mais de 260 km/h. Isso leva imediatamente às curvas 8 e 9, completando uma sequência de três curvas consecutivas com altas forças g.

Como esperado de um circuito que foi originalmente inaugurado em 1948, Zandvoort tem uma sensação distintamente de “velha guarda”, com curvas rápidas e estreitas, aliadas a uma série de mudanças de elevação.

Uma das curvas mais famosas é o grampo Tarzan: a primeira curva da volta, que agora está mais perto da linha de chegada do que estava antes. A curva de Hans Ernst no final da volta também tem uma saída mais larga do que antes, permitindo que os pilotos deem a potência mais cedo.

Zandvoort está localizado em uma área de dunas de areia perto da praia, com o vento às vezes soprando areia na pista e afetando a aderência; um problema normalmente associado a lugares como o Bahrein.

FÓRMULA 3: O QUE ESPERAR

O campeonato de Fórmula 3 continua em Zandvoort, apenas uma semana depois da última corrida em Spa, com o pneu P Zero Branco duro. Apenas um composto é usado em cada etapa, de acordo com o regulamento, com cinco das dez rodadas deste ano nomeando o duro e as outras cinco usando o médio. Com as grandes demandas das curvas inclinadas de Zandvoort tirando muita energia dos pneus, a estrutura é colocada sob forte carga – especialmente porque não há paradas obrigatórias na Fórmula 3. Não há um conjunto remanescente de Spa para os treinos livres neste fim de semana: em vez disso, os pilotos recebem um novo conjunto extra de pneus duros.

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“O Grande Prêmio da Holanda é obviamente um novo desafio, mas graças aos dados fornecidos pela Fórmula 1 e as equipes, fomos capazes de propor uma nomeação e prescrições de pneus que estão estreitamente alinhadas com o que podemos esperar deste novo e emocionante local. Por ser uma pista nova, as sessões de treinos livres também serão essenciais na hora de coletar dados reais e formular a estratégia de pneus para a corrida. O que é certo é que o layout do circuito vai exigir muito dos pneus, como pode ser visto nas simulações de computador que já fizemos. Já corremos em Zandvoort no GT World Challenge este ano, e isso também nos forneceu algumas informações úteis.”

OUTRAS NOTÍCIAS DA PIRELLI

Sexta-feira não será exatamente a primeira vez que pneus Pirelli circularam em Zandvoort na era moderna em um carro de Fórmula 1: no ano passado, Max Verstappen completou uma volta de demonstração em um Red Bull RB8 com especificações de 2012.

O GT World Challenge Sprint Cup recomeça no mesmo fim de semana que o Grande Prêmio da Holanda, em Brands Hatch – que sediou o Grande Prêmio da Inglaterra pela última vez em 1986.

A Pirelli revelou novos pneus P Zero exclusivos de pista para o novo Dallara Stradale EXP, que recentemente completou uma volta em Mugello em 1m45s, usando tecnologia de pneus derivada da Fórmula 1.

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