Os três compostos no meio da gama com o regresso da F1 à França

sexta-feira, 18 de junho de 2021 às 8:00

Circuito de Paul Ricard

POR QUE ESCOLHEMOS OS PNEUS

O Grande Prêmio da França, em Paul Ricard, retornando após um ano de ausência devido à pandemia de Covid-19, usará os três compostos do meio da gama da Fórmula 1: C2 como o P Zero Branco duro, C3 como o P Zero Amarelo médio, e C4 como o P Zero Vermelho macio. É a mesma escolha que foi feita em 2019, quando a corrida foi realizada pela última vez.

Esses pneus de meio da gama são adequados às diversas características da pista. O novo asfalto aplicado em quase todas as curvas pouco antes da corrida de 2019 garante uma superfície lisa para que eles trabalhem bem.

A degradação dos pneus em Paul Ricard é geralmente baixa: no entanto, a Curva 13 é particularmente exigente em termos de demandas contínuas de energia no pneu, assim como a curva Signes após a reta Mistral.

CARACTERÍSTICAS DA PISTA

O setor três no circuito de Paul Ricard é mais sobre forças laterais do que tração e frenagem; o resto da volta é bastante equilibrado (uma das razões pelas quais esta pista é um local bem conhecido para testes).

Antes de a pista retornar à F1 em 2018 após uma ausência prolongada, uma chicane foi colocada na famosa reta Mistral para diminuir as altas velocidades, tornando-a efetivamente duas retas separadas com uma chicane no meio.

A estratégia vencedora em 2019 foi uma parada única, do médio para o duro. Isso foi adotado por todos os que chegaram no pódio, com todos os pilotos, exceto sete, começando a corrida com pneus médios.

Paul Ricard pode estar muito quente nesta época do ano: da última vez, as temperaturas da pista ultrapassaram os 50 graus centígrados.

FÓRMULA 3: O QUE ESPERAR

A França sediará a segunda rodada da temporada de Fórmula 3, que começou na Espanha no mês passado e introduziu um formato de fim de semana de três corridas: assim como a Fórmula 2. Apenas um composto de pneu é nomeado para cada rodada da Fórmula 3, e em Paul Ricard o P Zero Branco duro será o utilizado – tal como foi o caso na abertura da temporada em Barcelona. Este é um nível mais duro do que a última visita do campeonato ao circuito em 2019, quando foi nomeado o médio. Cada piloto receberá quatro novos conjuntos de pneus slick, além de um conjunto trazido de Barcelona para uso nos treinos livres).

MARIO ISOLA – GERENTE MUNDIAL DE MOTORSPORT DA PIRELLI

“Estamos de volta à combinação de pneus usados ​​nas duas primeiras corridas deste ano, bem no meio da gama. Esta é a combinação mais versátil, adequada a uma ampla variedade de demandas diferentes, e é também o que a torna uma boa combinação para o circuito de Paul Ricard, que contém uma mistura interessante de curvas. Isso também faz de Paul Ricard um bom local de testes e, embora não tenhamos feito uma corrida de Fórmula 1 lá por dois anos, testamos os pneus de 18 polegadas para chuva do ano que vem nesta pista, no início da temporada, e corremos lá no mês passado no GT World Challenge. Para a França, estamos mantendo a nomeação que tivemos no último Grande Prêmio da França, que resultou em uma parada para a maioria dos pilotos. No entanto, vimos que havia alguns tipos diferentes de paradas únicas que foram feitas, dando origem a uma série de estratégias distintas.

OUTRAS NOTÍCIAS DA PIRELLI

O GT World Challenge Europe acontece em Zandvoort – palco do Grande Prêmio da Holanda em agosto – neste fim de semana, ao mesmo tempo que o Grande Prêmio da França. A Audi lidera atualmente a classificação com Dries Vanthoor e Charles Weerts, com todos os carros equipados pela Pirelli.

O piloto francês Romain Grosjean vai voltar à Fórmula 1 em Paul Ricard para um teste ao volante de um Mercedes no dia 29 de junho (a data originalmente planeada para o GP da França, antes da corrida ser adiantada em uma semana) com pneus de demonstração da Pirelli. A despedida de Grosjean na F1 foi interrompida por seu acidente no Bahrein no ano passado: agora ele retorna para se despedir em grande estilo.

O rali caseiro da Pirelli, na Sardenha, há pouco mais de uma semana, foi vencido pelo piloto da Toyota, Sebastien Ogier – que agora amplia sua liderança no campeonato, após sua terceira vitória na temporada.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.