Os três compostos mais macios para o mais imprevisível dos GPs

segunda-feira, 22 de maio de 2023 às 14:04

MARIO ISOLA – DIRETOR DE MOTORSPORT

“Uma corrida que fez história”
“Estamos indo para um GP de Mônaco um pouco diferente do que esperávamos. Deveria ter sido a segunda corrida de uma rodada tripla europeia, mas, em vez disso, será a primeira, devido ao cancelamento de Ímola. Essas imagens de devastação ainda estão frescas em nossas mentes e queremos expressar nossa solidariedade mais uma vez às famílias das vítimas, bem como a todos aqueles que sofreram perdas tão grandes.

Mônaco escreveu seu próprio capítulo na história da Fórmula 1. As características deste circuito único, em grande parte inalterado há mais de 60 anos, fazem dele um verdadeiro GP imprevisível, que muitas vezes gerou surpresas. Nenhuma outra pista pode permitir que um piloto compense quaisquer deficiências técnicas de seu carro da mesma maneira, e apenas um incidente pode abalar as coisas completamente. A dificuldade de ultrapassagem às vezes pode prejudicar o espetáculo da corrida, mas isso só torna a classificação de sábado ainda mais emocionante, já que a posição no grid assume uma importância particular para o resultado final no domingo.

Como costuma acontecer nos circuitos de rua, a Pirelli indicou os pneus mais macios da gama. Uma das peculiaridades de Mônaco é o fato de que a pista é aberta ao tráfego normal todas as noites, o que significa que é muito difícil para a borracha se acumular no traçado de corrida, torando a superfície ainda mais escorregadia. Com a não realização da etapa de Ímola, Mônaco agora pode se tornar a estreia do novo Cinturato Blue, para piso totalmente molhado, sem mantas de aquecimento de pneus, obviamente dependendo das condições climáticas: outro fator aleatório potencial neste fim de semana”

OS PNEUS NA PISTA

• Os três compostos mais macios da gama Pirelli Fórmula 1 irão para a pista em Mônaco: C3 como o P Zero Branco duro, C4 como o P Zero Amarelo médio e C5 como o P Zero Vermelho macio.

• A extensão total desta pista histórica é de apenas 3.337 metros, com 68 corridas realizadas e o piloto mais bem sucedido (em termos de vitórias) sendo Ayrton Senna. O lendário brasileiro cruzou a linha de chegada na frente em todas as corridas entre 1987 e 1993, com a única exceção sendo 1988 – quando abandonou na volta 66 enquanto liderava.

• Mônaco tem a menor velocidade média de volta em todo o campeonato, em torno de 150 km/h.

• Há pouca aderência e um desgaste limitado em Mônaco. Os compostos mais macios oferecem um bom nível de aderência quando se trata de tração, mas a aderência mecânica é limitada. Isso não impede alguns deslizamentos: um fator determinante na granulação superficial.

• Todos os tipos de pneus trazidos para Mônaco foram usados no clima variável do GP no ano passado: Cinturato Azul Full Wet, Cinturato Verded intermediário e todos os três compostos slicks. Em pista seca, a corrida é quase sempre de uma parada para todos, mas no ano passado a maioria dos pilotos parou três vezes.

• Os novos pneus Cinturato Azul Full Wet, que não precisam de mantas de aquecimento, deveriam ter feito sua estreia em Ímola, mas agora podem ser usados em Mônaco – assim como no restante da temporada.

Pressão e cambagem Mônaco 2023

AS - www.autoracing.com.br

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